Conferência internacional

Congresso no Vaticano lembra 10 anos da Caritas in veritate de Bento XVI

Conferência internacional visa aprofundar a influência que a Encíclica Caritas in veritate ainda pode exercer na sociedade contemporânea dez anos após sua publicação

Da redação, com VaticanNews

Acontece nesta terça-feira, 3, no Vaticano, uma Conferência internacional para aprofundar a influência que a Encíclica Caritas in veritate do Papa Bento XVI, ainda pode exercer na sociedade contemporânea, dez anos após sua publicação. O encontro foi organizado pelo Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento humano integral e tem como tema “Teoria e práxis do desenvolvimento”.

As primeiras conferências serão do cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento humano integral, e de Dom Silvano Maria Tomasi, Presidente da Fundação Caritas in veritate.

Sobre o encontro, o cardeal Turkson destacou o quanto, desde a sua criação, o Dicastério por ele guiado serviu ao “desenvolvimento humano integral” e quanto ele pôde usar para isso a encíclica do Papa Bento XVI.

“Este é um documento, que segue a Populorum progressio de Paulo VI sobre o desenvolvimento, e tem as suas raízes no fato de que o verdadeiro desenvolvimento não é só o desenvolvimento dos povos, mas o desenvolvimento de cada pessoa. Portanto, este desenvolvimento é uma vocação de cada pessoa. Uma vocação que se realiza quando todos amamos e, imitando o amor de Deus, oferecemos gratuitamente com o que fazemos, e com os nossos recursos, para promover com solidariedade o bem-estar dos outros”, explicou o cardeal.

O objetivo, na intenção do dicastério, é aprofundar, com a contribuição de representantes da Igreja, das organizações internacionais e não governamentais e de especialistas do mundo econômico e acadêmico, a influência que a Caritas in veritate ainda pode exercer na sociedade contemporânea. Personalidades de renome internacional como Jeffrey Sachs, Tony Castleman, Anna Rowlands, Mukhisa Kituyi, Maria Luisa Silva, Wanda Rodríguez e outras contribuirão para este objetivo ao longo do dia.

Caritas in veritate

Caritas in veritate é uma Encíclica promulgada pelo Papa Bento XVI em 29 de junho de 2009. Foi escrita cerca de quarenta anos depois que o Papa Paulo VI publicou a Encíclica Populorum progressio. Como tal, a Caritas in veritate atualizou o pensamento de Paulo VI não só focalizando o tema da “ecologia humana”, mas também sublinhando que “o autêntico desenvolvimento humano diz respeito a toda a pessoa em todas as suas dimensões” (CV, 11).

O contexto

A Encíclica teve como pano de fundo diferentes contextos internacionais presentes na época: pobreza persistente, fome, exploração, o surgimento das questões ambientais, a globalização e interdependência planetária, novas mídias, a crescente dificuldade dos governos nacionais em lidar com as potências globais e multinacionais, a crise financeira e as instituições financeiras.

Do ponto de vista do Papa Bento XVI, estas questões sociais baseiam-se em questões essencialmente antropológicas (ver CV, 75). Dizem respeito à verdade da pessoa humana que deve ser procurada na verdade de quem somos em Cristo, que é a caridade na verdade, e que é ” a principal força motriz do autêntico desenvolvimento de cada pessoa e de toda a humanidade” (CV, 1). Portanto, se o desenvolvimento é entendido como “vocação” de cada pessoa, o seu desenvolvimento deve ser inspirado pela caridade de Cristo e pela consequente virtude da gratuidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo