Em maio

Congresso internacional no Vaticano aborda a deficiência visual

O Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde promove, nos dias 4 e 5 de maio, um Congresso internacional de estudo sobre o deficiente visual, intitulado "Rabbúni! Que eu possa ver novamente" (Mc 10, 51).

Este congresso se realiza no âmbito da Fundação "O Bom Samaritano", instituída em setembro de 2004 pelo Beato João Paulo II, com a finalidade de apoiar economicamente os enfermos mais necessitados, em especial os doentes de AIDS.

O evento será uma ocasião de aprofundamento sobre temas de prevenção e tratamento da cegueira, segundo as novas perspectivas de estudo e de pesquisa, tendo em conta também a experiência de métodos tradicionais.

Além disso, será uma ocasião para promover sobretudo o aspecto pastoral em favor dos deficientes visuais, mas também para encorajar organismos nacionais e internacionais, eclesiais e institucionais, a alcançar um dos objetivos prioritários na luta à cegueira: o acesso universal e gratuito aos tratamentos.

Na programação do congresso, estão previstas uma análise de como o deficiente visual está representado nas Sagradas Escrituras e a contribuição de especialistas neste campo médico, com as novidades na prevenção, tratamento e reabilitação.

Outro aspecto importante do evento será reservado à pastoral e aos projetos eclesiais, com testemunhos provenientes dos cinco continentes. Do Brasil, participará o Bispo de Limeira (SP), Dom Vilson Dias de Oliveira, que integrará uma mesa-redonda no sábado, dia 5, sobre o empenho eclesial a serviço dos deficientes visuais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo