Aniversário de fundação

Congregação das Filhas de Jesus prepara jubileu de seus 150 anos

Ano Jubilar começa em 8 de dezembro e marca os 150 anos da congregação que desenvolve trabalhos na área de educação 

Da Redação, com Congregação das Filhas de Jesus

Logo do Ano Jubilar / Divulgação

A Congregação das Filhas de Jesus, fundada por Madre Cándida María de Jesus em Salamanca, Espanha, prepara um ano jubilar para celebrar seus 150 anos de fundação. As comemorações começam no próximo dia 8 de dezembro e se estendem até 8 de dezembro de 2021.

“É uma grande oportunidade para permitir que o Senhor trabalhe nossa conversão. Pedimos a graça de ser renovados por seu Espírito. Desejamos agradecer pelo recebido, descobrir a fecundidade desses 150 anos e aprofundar em nossa identidade”, afirma a superiora geral da Congregação, Graciela Francovig. 

“Um carisma vivo, um Caminho partilhado” é o tema do Ano Jubilar da Congregação que está presente em 17 países, entre eles o Brasil.

Em um vídeo publicado nesta quarta-feira, 2, a superiora geral, que é de origem argentina, indica que, neste tempo, busca-se oferecer uma nova face do carisma: na Casa Comum, na missão, com migrantes e refugiados, na pastoral com os jovens. “Reconhecer e agradecer pela herança carismática que hoje compartilhamos com todos os que formam a Família Madre Cándida”.

O bispo de Salamanca, Dom Carlos López, presidirá a Missa de abertura do ano jubilar em 8 de dezembro às 18h (hora local). A celebração será na capela do Colégio Mayor Montellano, lugar onde faleceu Madre Cándida. Na véspera, será realizada uma vigília de oração. Ambas as programações serão transmitidas pelo canal da Congregação no Youtube – Hijas de Jesús en el mundo.

Histórico

As Filhas de Jesus foram fundadas em Salamanca, Espanha, em 8 de dezembro de 1871 por Cándida María de Jesus, nascida em Andoain (Guipúzcoa-Espanha) em 31 de maio de 1845.

Com pouca cultura e escassos meios materiais, ela iniciou esta obra em Salamanca, uma das cidades universitárias mais importantes do século XIX, com cinco companheiras e a confiança de que “Deus o quer”.

A exclusão da mulher e das classes economicamente frágeis dos âmbitos da educação move Madre Cándida a iniciar este caminho. E logo o que começou em Salamanca se estende por todo o território espanhol.

Em 3 de outubro de 1911, saem as primeiras Filhas de Jesus para o Brasil, tornando realidade o sonho: “Até o fim do mundo iria eu em busca de almas”.

Madre Cándida morreu em Salamanca em 9 de agosto de 1912. Foi beatificada em 12 de maio de 1996, no pontificado de João Paulo II, e Bento XVI a proclamou santa em 17 de outubro de 2010.

O carisma que recebeu segue em andamento 150 anos depois em 17 países. Trata-se de um trabalho nas áreas de educação formal e informal, acompanhamento dos mais desfavorecidos, refugiados, migrantes, evangelização e catequese e exercícios espirituais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo