Violência

Conflito em Gaza continua e número de mortos passa de 200

Papa Francisco fez apelo pela paz na faixa de Gaza após o Regina Coeli, e falou por telefone nesta segunda com o presidente da Turquia

Da redação, com agências

Gaza

Conflitos em Gaza continuam nesta segunda-feira, 17./ Foto: REUTERS/Amir Cohen

Nesta segunda-feira, 17, continuam os conflitos entre Hamas e Israel. Até o momento, mais de 200 civis palestinos morreram, entre eles 58 crianças, e mais de 1,2 mil feridos. Já em Israel, são 10 vítimas – incluindo uma criança – e 294 feridos, de acordo com os órgãos de Gaza e Tel Aviv. Há 950 ataques contra Gaza e 3.000 foguetes lançados contra Israel. 

Já foram vários os apelos mundiais pela paz, inclusive do Papa Francisco, neste domingo, 16, após o Regina Coeli. O Papa apelou “em nome de Deus” pela calma na Terra Santa, e disse que as mortes de dezenas de crianças entre eles são particularmente “terríveis e inaceitáveis”. 

“A morte delas é um sinal de que as pessoas não querem construir o futuro, mas destruí-lo”, afirmou. 

Nesta segunda-feira, 17, Francisco falou sobre a situação em um telefonema com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, de acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Segunda semana

As hostilidades entre Israel e Palestina se estendem pela segunda semana. Ataques aéreos israelenses atingiram a Faixa de Gaza depois que as forças palestinas dispararam barragens de foguetes contra cidades do sul de Israel.

Em uma postagem no Twitter na manhã de hoje, militares israelenses anunciaram que seus caças estavam atacando “alvos terroristas” em Gaza. Os ataques visaram principalmente a Cidade de Gaza com múltiplas explosões, deixando cenas de destruição.

Anteriormente, foguetes foram disparados de Gaza nas cidades israelenses de Ashkelon e Beersheba.

Em um ataque aéreo em Gaza, na manhã de hoje, um importante comandante do grupo militante Jihad Islâmica foi morto. A morte de Hussam Abu Harbeed foi confirmada em uma declaração de militares israelenses.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo