Crise na Síria

Comunidade internacional pede apoio a países que acolhem refugiados

Uma reunião promovida pela Agência da ONU para Refugiados, ACNUR, em Genebra, nesta terça-feira, 1º, determinou o apoio da Comunidade Internacional aos países que acolhem refugiados sírios. No acordo, os países destacam a urgência de ações internacionais que reduzam o impacto econômico e social nos países vizinhos à Síria, que abrigam cerca de dois milhões de refugiados.

Na declaração final do encontro, os países que integram o Comitê Executivo do ACNUR estão alarmados com a situação na Síria, que já forçou mais de 2,1 milhões de pessoas a fugir para outros países desde março de 2011. Eles reconheceram o profundo impacto sofrido no Iraque, Jordânia, Líbano, Turquia e Egito, com a chegada dos refugiados.

Os países participantes consideram prioritária a ajuda direta aos governos dos países de acolhida, a assistência para a melhoria de serviços de infraestrutura, segurança e atividade econômica. Além de pedirem o reassentamento, vistos humanitários de entrada para refugiados sírios em outros países.

A agência destacou também a necessidade de desenvolvimento de iniciativas e projetos que ajudem as comunidades de acolhida a reduzir os custos econômicos e sociais relacionados ao acolhimento dos refugiados.

Participaram da reunião representantes de 135 países. Entre eles, estavam os ministros de Relações Exteriores do Iraque, da Síria e da Jordânia, o ministro de Bem Estar Social da Turquia e o vice-ministro de Relações Exteriores do Egito. Membros do Banco Mundial, de outras agências da ONU e de ONGs internacionais  também estiveram presentes.

O conflito na Síria, que começou em março de 2011, já produziu uma das mais dramáticas situações de deslocamento forçado dos últimos anos. Atualmente, estima-se que 4,25 milhões de pessoas estão deslocadas dentro do país, sendo que cerca de 2,1 milhões de refugiados já foram registrados nos países da região.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo