Premiação

Compositor da peça ‘Os Três Pastorinhos de Fátima’ vence Prêmio Ratzinger

Compositor da Estônia receberá o prêmio das mãos do Papa em novembro

Da redação, com Santuário de Fátima

Arvo Pärt, um dos três vencedores da 7ª edição do Prêmio Ratzinger / Foto: Arquivo Santuário de Fátima

O artista e cristão ortodoxo estônio Arvo Pärt é um dos três vencedores da 7ª edição do Prêmio Ratzinger, considerado o “Nobel” da Teologia. Pärt compôs a peça musical “Os Três Pastorinhos de Fátima”, pelo qual foi condecorado.

Pärt também é membro do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) desde 2011. A peça que o levou a vencer o Prêmio Ratzinger estreou em 20 de fevereiro de 2015, por ocasião do Centenário das Aparições.

Em um comunicado oficial, o Vaticano anunciou a vitória de Pärt. Para o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, o artista estônio é “talvez o maior compositor vivo”.

A Fundação do Vaticano Joseph Ratzinger-Bento XVI explicou em nota que esta condecoração é atribuída fora do âmbito “estritamente teológico”, pela “inspiração altamente religiosa da arte musical de Pärt”, tendo em consideração o apreço do Papa emérito pela música.

Em 2016, o Prêmio Ratzinger foi entregue ao Monsenhor Inos Biffi e ao teólogo ortodoxo Ioannis Kourempeles. A entrega ao artista estônio será feita pelo Papa Francisco em 18 de novembro, no Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo