Itália

Começam amanhã festividades de 150 anos de fundação dos salesianos

As celebrações dos 150 anos da fundação da Congregação Salesiana começam amanhã, 31, dia em que se comemora a festa litúrgica de seu fundador, Dom Bosco.

Nascida oficialmente no dia 18 de Dezembro de 1859, em Turim, a Congregação Salesiana está presente, atualmente, em 129 nações, com 16.092 salesianos (10.669 sacerdotes, 2.025 coadjutores ou salesianos irmãos, 2.765 seminaristas, 515 noviços, 118 bispos, dos quais 5 cardeais).

O Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Pascual Chávez Villanueva, na carta de promulgação dos 150 anos, dirigida a todos os Salesianos do mundo, definiu 2009 como "um ano de graça" que deve ajudar os filhos de Dom Bosco a recordar as suas próprias origens e as metas que eles são chamados a alcançar.

O aniversário relembra a reunião feita no dia 18 de Dezembro de 1859 nos aposentos de Dom João Bosco, no Oratório de São Francisco de Sales, em Valdocco. Ali dezoito jovens, segundo a histórica Ata, decidiram "erigir-se em Sociedade ou Congregação que, tendo em mira o mútuo auxílio para a própria santificação, se propusesse promover a glória de Deus e a salvação das almas, especialmente das mais necessitadas de instrução e de educação".

Programação

O ano de celebrações começa oficialmente, neste sábado, com a Missa presidida pelo Reitor-Mor, Padre Chávez, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco, Turim.

São várias as iniciativas e os eventos programados nas 93 Províncias religiosas ou Inspetorias da Congregação.

No decurso da celebração, Padre Chávez, o nono sucessor de Dom Bosco deixará a tradicional mensagem aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano presente em todo o mundo. Na mesma data espera-se a publicação do "Projeto Europa", da Congregação Salesiana, a qual, em resposta aos novos desafios que o Velho Continente lança à Vida Religiosa, à educação e à formação dos jovens, se empenha por relançar a própria presença na Europa.

O evento relevante será a Peregrinação da Urna contendo uma Relíquia "insígne" de Dom Bosco, que percorrerá as diferentes nações em que estão os Salesianos. O longo itinerário terá início no mês de julho deste ano no Chile e terminará no ano de 2015, ano em que se celebrará o Bicentenário de nascimento de Dom Bosco.

Leia mais
.: A Canção Nova é admitida na Família Salesiana

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo