Popularidade

Chega a 40 milhões seguidores do Papa Francisco nas redes sociais

Nos últimos 12 meses, conta do Papa no twitter apresentou um aumento de nove milhões de seguidores 

Da redação, com Rádio Vaticano

Jovens brasileiros e estadunidenses são maioria nas redes sociais do Santo Padre /Foto: Reprodução Twitter

As contas do Papa Francisco nas redes sociais superaram juntas nas últimas horas a soma de 40 milhões de seguidores. O twitter, @Pontifex, utilizado por Francisco para propagar, por meio de seus tuítes, pensamentos espirituais ou reflexões significativas para a comunidade internacional, não registrou diminuição de seguidores nos últimos cinco anos.

O interesse pela palavra de Francisco no Twitter gerou nos últimos 12 meses, um aumento de nove milhões de seguidores, comprovando a atenção de pessoas cristãs e não cristãs, lideranças políticas e expoentes da cultura pelos tuítes do Pontífice.

Além dos 40 milhões de seguidores no Twitter, o Papa alcançou a marca de 5 milhões de seguidores no canal de imagens Instagram. A conta @Franciscus foi inaugurada em março de 2015 e tem como principal público, jovens de 25 a 34 anos, brasileiros e estadunidenses.

A coordenação das contas na mídia social é responsabilidade da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé (SPC), em parceria com a Secretaria de Estado. Para o prefeito da SPC, Mons. Dario Viganó, o número expressivo de 40 milhões de pessoas significa toda uma comunidade, um mundo, que acompanha diariamente o magistério do Papa, através de poucas palavras.

“O Papa cuida muito de seus perfis nas redes sociais. Controla minuciosamente todos os tuítes que são publicados. Francisco se define ‘um vovô’ que é bem distante das novas tecnologias, mas ele intui que existe um mundo, das novas mídias, que é feito de pessoas”, afirmou Mons. Viganó sobre a inserção do Santo Padre no meio digital.

Para o prefeito da SPC, a Igreja nasce quando o Espírito Santo faz os discípulos vencerem o medo e embocarem as estradas do mundo. “Hoje, uma destas estradas é a comunidade das redes sociais. Este é o porquê de o Papa estar tão atento a esta realidade, porque todo relacionamento precisa ser cuidado (…), o coração deve ser sempre aquecido, mesmo que por poucas palavras: do click ao coração, lançando nas redes sinais do fascínio do Evangelho da misericórdia”, concluiu Mons. Viganó.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo