América Latina

Celam apela à conversão pessoal e social sobre a questão ecológica

Em mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, Celam ratifica o compromisso com o cuidado da casa comum

Vatican News

Celam encoraja a comunidade eclesial do continente a unir-se ao trabalho pelo bem da criação com compromisso e gestos concretos / Foto: Celam

O presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), Dom Miguel Cabrejos Vidarte, apresentou uma mensagem nesta terça-feira, 1º, por ocasião do Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, estabelecido pelo Papa Francisco em 2015.

A mensagem encoraja a comunidade eclesial do continente a unir-se ao trabalho pelo bem da criação com compromisso e gestos concretos. E deixa duas recomendações: a oração como elemento fundamental para o cuidado da casa comum e a releitura da Carta Encíclica Laudato Si do Papa Francisco.

“Unidos às intenções do Papa Francisco, desde o Conselho Episcopal Latino-americano ratificamos o nosso compromisso com o cuidado da criação através da oração, bem como com a animação de tantas iniciativas já existentes no nosso Continente para promover o cuidado da casa comum”, enfatizou Dom Vidarte.

O Prelado peruano recorda que o Santo Padre enfatizou que este dia anual oferece a cada crente e às comunidades uma valiosa oportunidade para renovar seu compromisso pessoal com sua vocação de guardiães da Criação, elevando a Deus uma ação de graças pelo maravilhoso trabalho que Ele confiou aos nossos cuidados.

Laudato Si’

A encíclica Laudato Si’, que este ano comemora seu quinto aniversário, é para o presidente do CELAM uma fonte de inspiração para “refletir sobre nossa obrigação moral de colaborar na busca de uma maior consciência de nossa responsabilidade em relação à Criação”. Daí seu convite para reler esta encíclica a fim de encontrar nela “a força e a esperança de seguir em frente”.

Por fim, o bispo reconhece que todos estamos conscientes de que a crise ambiental é uma consequência da maneira de agir do homem diante da Criação, por isso nos exorta a rezar para “desafiar e encorajar” a nós mesmos com a força espiritual do Senhor, para que isso torne possível a conversão de cada pessoa e da sociedade diante da questão ecológica.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo