Missa

Católicos de Abu Dhabi celebram um ano da visita do Papa

Há um ano Papa Francisco esteve em Abu Dhabi, ocasião em que assinou o Documento sobre fraternidade humana

Da Redação, com Vatican News

Já se passou um ano desde a visita do Papa Francisco a Abu Dhabi. Na noite desta quarta-feira, 5, a comunidade católica local se reuniu na Catedral de São José e celebrou o primeiro aniversário dessa visita. A celebração foi presidida pelo vigário apostólico da Arábia do Sul, Dom Paul Hinder.

A celebração contou com o mesmo coral que cantou na Missa celebrada pelo Santo Padre há um ano. Os cantos também foram os mesmos, o mesmo diácono proclamou o Evangelho e Dom Hinder leu uma parte da homilia do Papa pronunciada há um ano. Ao fim da Missa, os fiéis recordaram em fotos e vídeos os momentos marcantes da estadia de Francisco no país.

Dom Hinder deixou alguns questionamentos para os fiéis refletirem: perguntou se a visita do Papa Francisco foi realmente ocasião para aprofundar a fé, para renovar o compromisso de cada um, se as pessoas estão felizes com essa visita realizada, se têm no coração o que o Papa disse e se leram o Documento sobre Fraternidade Humana, assinado nessa visita. “Sei que o Papa Francisco ficou profundamente tocado pelo modo com que foi acolhido neste país e pelos fiéis no estádio”.

Recordando aos presentes a homilia do Santo Padre na ocasião, Dom Hinder leu o seguinte trecho: “Olhemos para Jesus: não deixou nada escrito, não construiu nada de imponente. E, quando nos disse como viver, não pediu para erguermos grandes obras ou nos salientarmos realizando feitos extraordinários. Uma única obra de arte, possível a todos, nos pediu para realizarmos: a da nossa vida. Então as Bem-aventuranças são um mapa de vida: não pedem ações sobre-humanas, mas a imitação de Jesus na vida de cada dia. Convidam-nos a manter puro o coração, a praticar a mansidão e a justiça venha o que vier, a ser misericordiosos com todos, a viver a aflição unidos a Deus. É a santidade da vida diária, que não precisa de milagres nem de sinais extraordinários. As Bem-aventuranças não são para super-homens, mas para quem enfrenta os desafios e provações de cada dia. Quem as vive à maneira de Jesus torna puro o mundo. É como uma árvore que, mesmo em terra árida, diariamente absorve ar poluído e restitui oxigénio. Faço votos de que sejais assim, bem enraizados em Cristo, em Jesus e prontos a fazer bem a quem está perto de vós. Que as vossas comunidades sejam oásis de paz”.

“Queridos irmãos e irmãs, olhemos para a visita papal com gratidão. Ainda mais importante é o nosso compromisso pela mensagem que o Papa Francisco nos deixou: ter na mente e no coração as palavras de Jesus para não ter medo. Só tenham fé”, concluiu Dom Hinder.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo