Assembleia Sinodal

Carta ao Papa Francisco é apresentada em abertura do Sínodo caldeu

Na abertura da Assembleia Sinodal – a primeira com a participação de leigos – o cardeal Louis Raphael I Sako apresentou uma carta enviada ao Papa Francisco

Da redação, com Vatican News

Cardeal Louis Raphael I Sako apresentou uma carta enviada ao Papa Francisco./Foto: REUTERS/Stefano Rellandini

Teve início no domingo, 4 de agosto, com uma Celebração Eucarística presidida pelo patriarca Louis Raphael I Sako, a periódica Assembleia Sinodal dos bispos da Igreja Caldeia.

Pela primeira vez o encontro terá a participação de leigos caldeus em algumas sessões de trabalho, um por cada diocese. A Assembleia realiza-se no complexo patriarcal de Ankawa – subúrbio de Irbil, capital da região autônoma do Curdistão iraquiano.

Carta ao Papa Francisco

Por ocasião da abertura dos trabalhos, o patriarca Sako apresentou o texto de uma carta enviada ao Papa Francisco. Na mensagem, o Primaz da Igreja Caldeia menciona, entre outros, a “grande alegria” com a qual foi recebida pelos cristãos iraquianos o anúncio do desejo do Bispo de Roma de visitar o país no próximo ano.

“Desde os primeiros séculos – lê-se na carta enviada pelo patriarca ao Papa Francisco e divulgada pela mídia oficial do Patriarcado Caldeu – a Igreja Caldeia sempre foi uma Igreja missionária, levou o Evangelho até a China e ofereceu ao longo do caminho um grande número de mártires, que continua a crescer até hoje. Podemos dizer que sempre foi a Igreja dos mártires ao longo de sua história.”

Na carta ao Pontífice, o patriarca recorda que “os irmãos muçulmanos sofrem diariamente”, e faz votos de que na dor compartilhada, possam ser abertos caminhos de esperança para um futuro melhor.”

Exercícios Espirituais antes dos trabalhos sinodais

A Assembleia Sinodal, nos dois primeiros dias, consistirá em Exercícios Espirituais pregados por Dom Joseph Soueif, arcebispo maronita de Chipre.

De terça-feira, 6, até quinta-feira, 8, as sessões sinodais serão realizadas com a participação de leigos caldeus.

A terceira e última parte da Assembleia do Sínodo, a partir da quinta-feira, será novamente reservada somente aos bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo