Ações de salvamento

Cáritas pede entrada segura e legal para refugiados na Europa

A organização católica defende a criação de vistos humanitários “acessíveis” e a facilitação da reunificação familiar

Da redação, com Agência Ecclesia

A confederação europeia da Cáritas pediu nesta segunda-feira, 20, a criação de canais “seguros e legais” para entrada de refugiados na Europa, contestando a “crise de solidariedade” no continente.

Em nota a respeito do Dia Mundial do Refugiado, marcado anualmente em 20 de junho, a Cáritas Europa propõe aos Estados-membros da União Europeia um conjunto de ações, a começar por investimento “efetivo” no salvamento de vidas no mar.

Leia também:
.: Saiba como são acolhidos os refugiados no Brasil

A organização católica defende a criação de vistos humanitários “acessíveis” e a facilitação da reunificação familiar, de forma a promover a “integração” de refugiados e migrantes.

A Cáritas exige ainda o fim de acordos de “readmissão e regresso” como condição para a ajuda ao desenvolvimento.

“Há soluções para a presente crise de solidariedade na Europa, não há necessidade de colocar em perigo a vida de migrantes e refugiados ou de prolongar desnecessariamente o seu sofrimento”, diz o texto.

De acordo com a ONU, pelo menos 10 mil morreram desde 2014 ao tentar chegar à Europa. “As políticas restritivas da União Europeia impedem as pessoas de entrar na Europa com segurança, resultando por isso em números insuportáveis de mortes”, alerta a Cáritas.

A organização católica lamenta a falta de apoio a pessoas que fogem da guerra e da perseguição.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo