Internacional

Cáritas pede à ONU acesso humanitário aos vulneráveis em Mianmar

Declaração partiu da Cáritas Internacional ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Da redação, com Cáritas

Mianmar

Protesto em uma linha de trem em Mianmar, nesta terça-feira, 16./ Foto: Reprodução Reuters

A Cáritas Internacional, preocupada com o impacto da escalada da violência em Mianmar sobre a já frágil situação humanitária do país, pede à ONU para garantir o acesso humanitário seguro para prestar assistência que salva vidas.

Em uma declaração ao Conselho de Direitos Humanos do organismo em 12 de fevereiro, a confederação de 162 membros ecoou a voz de seus parceiros humanitários locais e da Igreja Católica local e expressou “grande preocupação sobre a capacidade das organizações de ajuda em alcançar as pessoas necessitadas”.

Leia mais
.: Bispos e líderes religiosos fazem apelo pela paz em Mianmar

Ajuda em Mianmar

A Cáritas trabalha em Mianmar há mais de 30 anos – ajudando comunidades em emergências e fornecendo apoio em áreas como educação, HIV-AIDS, construção da paz e mobilidade humana – e expressa séria preocupação com o acesso restrito a comunidades vulneráveis ​​desde que a crise política eclodiu no país em 1 de fevereiro. A situação é ainda mais crítica e perigosa durante a pandemia de covid-19.

Portanto, a confederação exortou o Conselho de Direitos Humanos e a comunidade internacional a “monitorar de perto os direitos humanos e a situação humanitária em Mianmar por meio de mecanismos apropriados de direitos humanos da ONU”.

A Cáritas Internacional saúda particularmente a resolução adotada pelo Conselho de Direitos Humanos que solicita mecanismos e especialistas em direitos humanos da ONU para monitorar a situação no país e tomar medidas adicionais para enfrentar a crise atual.

Diálogo e Respeito

Dirigindo-se ao Conselho, a Cáritas também exorta todas as partes a garantirem o acesso humanitário seguro e desimpedido para fornecer assistência que salva vidas, retomar a resposta à pandemia e evitar o uso de violência e restaurar o Estado de Direito e os princípios da democracia.

“A única saída para esta crise em Mianmar é através do diálogo e do respeito aos direitos humanos e à dignidade humana”, disse Aloysius John, secretário-geral da Cáritas Internacional.

“A Cáritas exorta a comunidade internacional a se solidarizar com o povo de Mianmar e apoiar os esforços para uma resolução pacífica no país que promova a reconciliação e a harmonia, para ecoar o recente apelo do Papa Francisco.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo