Cáritas ajuda Ucrânia

Cáritas oferece ajuda emergencial para a população da Ucrânia

A Cáritas Internacional se une para ajudar os ucranianos, a partir de Suíça e Alemanha

Da Redação, com Cáritas

Diante dos ataques russos na Ucrânia, a Cáritas mobiliza equipes de emergência no país atingido. A Alemanha disponibilizou uma ajuda à organização de 150 mil euros e pede doações urgentes de outros países para os ucranianos. “Agora é hora de fazer todo possível para evitar uma catástrofe mundial na Ucrânia”, disse Oliver, chefe da Cáritas na Alemanha. 

Veja também
.: Papa convoca dia de jejum e oração pela paz em 2 de março 

Na Suíça, a Cáritas ofereceu 200 mil francos (moeda local) para ajuda de emergência à Ucrânia.
A ajuda será utilizada para suprir as necessidades básicas da população.

“O cenário atual de guerra agrava ainda mais a precária situação no leste da Ucrânia”, escreveu a organização em nota, neste dia 24 de fevereiro.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia emitiu um comunicado condenando veemente as ações da Rússia como uma “invasão”. E pediu à Rússia que cesse imediatamente sua “agressão militar” e retire suas tropas da Ucrânia.

Na Ucrânia

A Cáritas ucraniana vinha se preparando para possíveis conflitos. E os voluntários no país se deslocam para distribuir alimentos de proteção contra o frio e medicamentos. Eles se prepararam para abrir cozinhas de campo,  abrigos de emergência ou fornecer apoio psicológico às pessoas que tiverem que deixar suas casas devido ao conflito.

“Estamos fazendo tudo o que podemos para fornecer ajuda e apoio às pessoas necessitadas em todo o país”. A declaração é da presidente da Cáritas na Ucrânia, Tetiana Stawnychy. 

Voz da Igreja

O Cardeal Jean-Claude Hollerich, presidente da Comissão Episcopal da União Europeia – COMECE, falou em nome dos bispos do continente. Ele disse que está profundamente preocupado com os últimos relatos de ações militares da Federação Russa na Ucrânia, abrindo o cenário alarmante de um conflito armado perigoso à humanidade, que causa morte e destruição. Hoje, a paz do continente europeu e no mundo todo está ameaçada.

O Cardeal Jean-Claude Hollerich / Foto: www.cathol.lu

“Desejo reiterar a nossa fraterna solidariedade com o povo e as instituições da Ucrânia. Comparando os sentimentos de angústia e preocupação com o Papa Francisco, apelamos às autoridades russas para que se abstenham de outras ações hostis que infligem mais sofrimento e desrespeitam os princípios do direito internacional. A guerra é uma sepultura, afronta a humanidade e não tem lugar.”

Por isso, pedimos urgentemente à comunidade internacional, incluindo a União Europeia, que não deixe de procurar uma solução pacífica para esta crise através do diálogo diplomático. Apelamos os líderes europeus que se reúnam para tomar medidas pela unidade e impedir hoje que os indivíduos cessem o conflito violento.
A situação emergente é motivada pelas hostilidades em curso, apelando as sociedades e os governos para que acolham os refugiados que fogem da sua terra natal, a Ucrânia, e precisam da proteção internacional. É nossa vocação, nossa responsabilidade e nosso dever acolhê-los e protegê-los como irmãos e irmãs.

Sobre a Cáritas

Caritas é uma organização mundial patrocinada pela Igreja Católica para ajudar as pessoas necessitadas. Na Ucrânia tem 37 locais que operam com um total coletivo de mais de 1.000 funcionários e voluntários.
No ano passado, ocorreu um aumento militar nas fronteiras da Ucrânia e a Cáritas começou a desenvolver planos de emergência no caso de alguma ação militar.

Saiba mais
.: Cáritas Internacional comemora 70 anos de dedicação aos necessitados

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo