Solidariedade

Cáritas Internacional comemora 70 anos de dedicação aos necessitados

Programação inclui sete semanas de conferências on-line, dedicadas às regiões onde a Cáritas opera 

Da redação, com Vatican News

Colaboradores da Cáritas auxiliam na entrega de suprimentos na Síria./ Foto: Cáritas

Um momento de balanços, memórias, mas acima de tudo de testemunho e renovado compromisso com o futuro. Assim será celebrado este 70º aniversário da Cáritas Internacional, a Confederação que reúne e coordena as várias Cáritas nacionais presentes no mundo.

Passaram-se sete décadas desde aquele 12 de dezembro de 1951 quando a Assembleia da Cáritas Internacional se reuniu em Roma. Naquela época, os membros da Caritas da Confederação eram apenas 13, enquanto hoje são 162.

A Cáritas Internacional nasceu por desejo de Pio XII com o objetivo de reunir as organizações nacionais de caridade, para favorecer o recíproco conhecimento, a coordenação e colaboração na realização de atividades sociais e caritativas nas diversas partes do mundo. A Confederação de deparou desde o início com um rápido desenvolvimento, tanto que já em 1967, Paulo VI afirmou na Encíclica Popolorum progressio que “a Cáritas Internacional está em ação em toda parte”.

Atualmente, a Confederação opera em 200 países e territórios, servindo, defendendo e acompanhando os pobres, por meio da resposta às emergências humanitárias, da defesa da dignidade humana e da criação das condições necessárias para o desenvolvimento humano integral.

Pobres e mais vulneráveis

Gaza

Cáritas Jerusalém ajuda população vítima do conflito em Gaza./ Foto: Cáritas

Graças à sua ampla presença, a Cáritas se destaca como um interlocutor privilegiado das comunidades locais, e é por isso que o Papa Francisco quis que o organismo coordenasse, juntamente com o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, o grupo de trabalho de escuta das Igrejas locais da Comissão covid-19 do Vaticano.

As realidades locais também estarão no centro das várias iniciativas organizadas pela instituição para comemorar seu aniversário.

A partir do próximo dia 28 de outubro, em cada uma das sete semanas anteriores à data de 12 de dezembro, serão realizadas conferências on-line, cada uma dedicada a uma das sete regiões onde a Confederação opera: África, América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia, Europa, Oriente Médio e Norte da África e Oceania.

A primeira conferência, intitulada Seven decades of fighting against poverty and for human dignity (“Sete décadas de luta contra a pobreza e pela dignidade humana”), será realizada no próximo dia 28 de outubro, às 15h30 (hora de Roma), e terá como foco a Região da América do Norte.

Os sete encontros serão uma ocasião para reconstituir, através da voz de especialistas e representantes das Cáritas locais, alguns momentos-chave da história da Confederação nas diferentes regiões, apresentando ao mesmo tempo os desafios, crises e dificuldades atuais. A solidariedade concreta também se somará ao testemunho, já que cada conferência será acompanhada por um projeto a ser realizado in loco como um gesto simbólico em favor dos pobres e dos mais vulneráveis.

As várias iniciativas e celebrações serão concluídas em Roma com uma conferência que terá lugar no Pontifícia Universidade Urbaniana em 13 de dezembro, das 9 às 13 horas. Durante o evento, também será lançada a nova Campanha Global da Cáritas dedicada à promoção da ecologia integral e de uma “conversão ecológica”.

Como parte de suas iniciativas pelo aniversário, a Cáritas também começou a divulgar informações e imagens publicando em sua conta do Twitter @iamCaritas e outros perfis sociais, um tweet a cada dia dedicado a um ano de sua história.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo