Janeiro de 2016

Cardeal Tagle: Congresso Eucarístico será sinal de unidade

Arcebispo de Manila, Filipinas, Cardeal Tagle destaca que a 51ª edição do evento será sinal de esperança e unidade para as Filipinas

Da Redação, com Rádio Vaticano

O arcebispo de Manila, Filipinas, Cardel Luís Antônio Tagle, afirmou que o 51º Congresso Eucarístico Internacional será um sinal de esperança e unidade para as Filipinas; O evento será realizado de 24 a 31 de janeiro de 2016 em Cebu, nas Filipinas, sobre o tema “Cristo em vocês, a glória esperada”.

“O congresso é uma contribuição da Igreja Católica para a busca da comunhão nacional e internacional”, frisou o cardeal, que é o presidente da Caritas Internacional. Ele lamentou o fato de que a população tenha perdido a esperança por causa da presença de guerras, confrontos e terrorismo. A Igreja representa, nesse cenário, a esperança para a humanidade, porque tem Cristo sempre junto a si.

Leia também
.: Começam preparativos para Congresso Eucarístico Internacional

O objetivo do encontro que será realizado nas Filipinas é aprofundar a devoção à Eucaristia, fortalecer o compromisso missionário e iniciar as celebrações dos 500 anos de evangelização das Filipinas (1521-2021)”.

Cebu, descoberto por Magellano em 1521

Situado no coração do arquipélago filipino, o território de Cebu foi descoberto, em 1521, por Ferdinando Magellano, que foi bem acolhido pelo rei Humabon. Pouco mais tarde, o rei se converteu ao cristianismo. Para celebrar o evento, Magellano doou ao rei uma imagem do Menino Jesus, conhecido como o Santo Niño. Ainda hoje, no terceiro domingo de janeiro, os fieis filipinos celebram o Santo Niño com uma grande procissão, evento principal da região.

Em janeiro passado, no âmbito de sua viagem apostólica às Filipinas, o Papa Francisco presidiu a celebração eucarística, em Manila, no domingo do Santo Niño.

Edições anteriores e nas Filipinas

A última edição do Congresso Eucarístico Internacional foi um 2012, em Dublin, na Irlanda.

As Filipinas já sediaram esse evento. Foi de 3 a 7 de fevereiro de 1937, na 33ª edição do encontro que teve como tema “O apostolado eucarístico nas missões”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo