Durante visita ao Brasil

Cardeal do Paquistão: "Cristãos vivem em meio a tensão permanente"

Arcebispo Joseph Coutts está no Brasil e falou aos bispos reunidos na Assembleia Geral da CNBB sobre perseguição sofrida pelos cristãos no Paquistão

Julia Beck
Da redação

Arcebispo Joseph Coutts está no Brasil e falou aos bispos reunidos na Assembleia Geral da CNBB sobre perseguição sofrida pelos cristãos no Paquistão./ Foto: Julia Beck- CN

O cardeal e arcebispo de Karachi, no Paquistão, Joseph Coutts, está no Brasil e falou nesta terça-feira, 7, aos 383 bispos reunidos em Aparecida (SP), na 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A perseguição dos cristãos no Paquistão foi o tema tratado pelo cardeal: “Nós queremos mostrar como vivemos, nossas dificuldades e desafios – e que são muitos –, para que todos possam rezar por nós e nos ajudar com suas orações aqui do Brasil”.

Segundo o arcebispo de Karachi, a situação do Paquistão é ruim, mas é melhor do que já esteve. “Mesmo assim, os cristãos vivem em meio a uma tensão permanente por causa dos ataques dos radicais muçulmanos”, contou Dom Joseph sobre a restrição da liberdade de religião no país. O cardeal revelou que no oriente, os cristãos se fazem presentes nas muitas formas indiretas de proclamar o evangelho: “Existem muitas maneiras de proclamarmos o evangelho de modo indireto, diretamente não podemos porque a nossa sociedade é muçulmana, mas há muitas maneiras”.

“Temos muitas escolas católicas que crianças e jovens muçulmanos frequentam, temos obras de caridade, clínicas, hospitais, obras para tratar drogados e todos sabem que são obras católicas, cristãs, e que atendemos qualquer pessoa da sociedade, não precisando ser católico, atendemos a todos. É uma maneira da sociedade ver as boas obras dos católicos naquela sociedade”, completou. Para Dom Joseph, estar no Brasil é uma oportunidade de mostrar como é possível viver a fé em uma sociedade que não é cristã.

Acesse
.: Cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB

Ajuda à Igreja que Sofre

A presença de Dom Joseph no Brasil é um convite da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN). José Côrrea, membro da fundação e intérprete do cardeal durante sua estadia no país, revelou que o desejo de ter o arcebispo paquistanês na Assembleia Geral da CNBB é destacar seus relevantes trabalhos em meio a um cenário de perseguição e extremismo.

“Ele [cardeal Joseph Coutts] é uma espécie de herói da fé. Houve ataques de muçulmanos radicais contra católicos na catedral em que ele cuida, muitos morreram, e ele continua ali como arcebispo, desenvolvendo todas as atividades cotidianas da igreja sem medo, encorajando os fiéis, estando junto com os fiéis e isso é muito importante”, declarou Côrrea.

O intérprete prosseguiu: “Nossa organização [ACN] procura ajudar justamente os cristãos perseguidos, os cristãos que sofrem, quer seja por miséria, como no caso do Brasil, como também por perseguição, que é o caso dos países onde os cristão são minoria. O propósito é que os cristãos sintam que a Igreja universal está com eles, reza por eles e ajuda com o material quando necessário”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo