Guerra

Cardeal Hollerich alerta sobre a violência que a guerra traz à Europa

No centro da mensagem deste ano encontra-se a guerra na Ucrânia. O cardeal alertou sobre a violência que assola a Europa

Da redação, com Vatican News

Cardeal Hollerich e o Papa Francisco – Foto: CNBB

A esperança é que “a paz na Europa e no mundo se torne menos frágil e o uso de armas menos frequente”. Esta é a esperança do presidente da Comissão dos Episcopados da União Europeia (Comece), cardeal Jean-Claude Hollerich, em mensagem difundida em Bruxelas por ocasião do Dia da Europa, celebrado, todos os anos, em memória da Declaração Schuman, que “abriu o caminho para uma reconciliação duradoura entre a França e a Alemanha e as portas para o processo de unificação europeia”.

No centro da mensagem deste ano, encontra-se a guerra na Ucrânia. O cardeal presidente dos bispos da União Europeia escreve: “O dia 9 de maio de 2022 é um aniversário especial inclusive, porque a guerra está novamente em curso na Europa. Já causou demasiadas vítimas e destruição”.

“Desde o início da agressão à Ucrânia pelas forças russas em 24 de fevereiro, temos rezado e esperado pela paz. A União Europeia e seus Estados membros têm oferecido apoio humanitário, financeiro e militar à Ucrânia”, observa Hollerich.

Preservar a paz e a segurança

“Este pedido merece uma resposta positiva e realista. A Ucrânia, mas também a Moldávia, a Geórgia e todos os outros países europeus, em particular na região dos Bálcãs Ocidentais, que fizeram o mesmo pedido no passado e empreenderam reformas importantes, precisam de uma perspectiva de adesão confiável.”

Em sua mensagem, o cardeal Hollerich observa que “o processo de unificação europeia pode nunca ser concluído por causa da dinâmica em constante mudança da sociedade humana”.

E reitera: “Preservar a paz e a segurança, alcançar o crescimento sustentável e a prosperidade pelo exercício conjunto de partes da soberania nacional: esta foi a inspiração de Robert Schuman e outros quando iniciaram o processo e o fizeram com base em valores compartilhados como a liberdade e o respeito à dignidade de cada pessoa e aos direitos humanos, democracia e Estado de direito, solidariedade e subsidiariedade. Hoje, podemos viver em um mundo em que a fidelidade a esta inspiração e a estes valores significa mais uma vez vislumbrar mudanças para a União Europeia”.

Grech: “Diante da Virgem, trazemos o povo ucraniano e aqueles que sofrem”

O presidente da Comece lembra, a este respeito, que o dia 9 de maio de 2022 é um aniversário especial, porque é também a ocasião para uma cerimônia excepcional em Estrasburgo, em que as propostas da Conferência sobre o Futuro da Europa são encaminhadas aos presidentes das instituições europeias.

Quarenta e nove propostas, cada uma concretizada numa série de ideias e sugestões específicas, foram adotadas por consenso em 30 de abril pelo Plenário da Conferência sobre o Futuro da Europa.

“É o resultado de uma ousada experiência de participação cidadã para além de fronteiras culturais, linguísticas e políticas, e esperamos que a experiência continue”, escreve o arcebispo. “Como Igreja, estamos prontos para desempenhar um papel ainda mais ativo nela”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo