Surpresa e humildade

Cardeal Braz de Aviz comenta renúncia de Bento XVI

“O sentimento é de surpresa, muito grande”. Essas são as palavras do Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, que estava presente no momento do anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, realizado nesta segunda-feira, 11.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a renúncia do Papa Bento XVI

O Cardeal comentou que toda a sessão do Consistório, convocado para aprovar  novos santos para a Igreja, foi feita em latim e, ao final da sessão, o Papa anunciou pessoalmnte a notícia, que deixou Dom Aviz muito surpreso. "Eu inclusive consultei o cardeal que estava ao meu lado e disse: 'O Papa está dizendo que ele está renunciando'? Porque não me parecia verdade. De fato, depois vimos que já estava confirmado e era isso mesmo que ele estava dizendo. Foi uma surpresa para todos nós porque esta atitude da renúncia não é uma atitude muito comum na Igreja".

Mesmo diante da surpresa, o Cardeal acredita que Bento XVI fez uma avaliação e tomou tal atitude no conjunto da Igreja e para o bem da Igreja. Além disso, ele considerou a renúncia do Papa como um ato de "extrema humildade e amor à Igreja".

"Nós acreditamos realmente que o Papa o fez por amor à Igreja, por amor à Sé de Pedro, e nós sabemos o quanto ele trabalhou, quanto ele está trabalhando e trabalhará até o dia 28 ainda nesse sentido", disse.

Ele enfatizou que a surpresa tomou conta da sala onde estavam reunidos os cardeais, uma vez que todos só sabiam do consistório para os santos, e não da renúncia. Dom Aviz destacou ainda a beleza do gesto do Santo Padre em se dispor a continuar ajudando através de sua oração e testemunho. "Isso é muito bonito da parte do Santo Padre. Da nossa parte, queremos pedir pela Igreja, pedir também pelo novo Conclave e pedir para que o Senhor dê a nós o Pontífice que ele pensou para este momento", finalizou.

Leia mais
.: Bento XVI anuncia sua renúncia como Papa
.: Nossa atitude é de oração pelo Papa, diz Monsenhor Jonas Abib
.: Cardeais manifestam solidariedade a Bento XVI por sua renúncia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo