Diálogo inter-religioso

Cardeal aos cristãos e hinduístas: construir juntos um mundo de paz

Dom Guixot, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, afirmou que a religião ensina sobre solidariedade e paz

Da redação, com Vatican News

Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot/ Foto: Tony Gentile – Reuters

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou uma mensagem aos hinduístas por ocasião da festa do Deepavali, celebrada em 27 de outubro. Deepavali significa, literalmente, “fileira de lâmpadas de óleo” e recorda, segundo a tradição, a vitória da luz sobre as trevas, da verdade sobre a mentira, da vida sobre a morte e do bem sobre o mal.

“Que essa festa de luz possa iluminar os seus corações e suas casas, levar alegria, felicidade, paz e prosperidade às suas famílias e comunidades. Que possa reforçar também o espírito de fraternidade uns com os outros”, ressalta o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, na mensagem em vista do evento.

Leia mais
.: Entenda a diferença entre ecumenismo e diálogo inter-religioso
.: Diálogo inter-religioso, tema relevante do magistério do Papa
.: Diálogo inter-religioso promove compromisso com a paz, diz Papa

Dom Guixot prosseguiu: “Vivemos numa época em que, por um lado, estão sendo feitos esforços para o diálogo inter-religioso e intercultural, a cooperação e a solidariedade fraterna. Por outro, estão presentes apatia, indiferença e até mesmo ódio de algumas pessoas religiosas em relação a outras. Isso acontece, muitas vezes, por causa do não reconhecimento do outro como irmão e irmã. Tal atitude pode surgir de sentimentos enganosos, egoístas e de antipatia que perturbam e desestabilizam o tecido da convivência harmoniosa da sociedade”.

Segundo o purpurado, a religião inspira homens e mulheres a verem no outro um irmão que deve ser ajudado e amado. “A religião nos ensina a respeitar a dignidade inviolável e os direitos inalienáveis do outro sem preconceitos em relação ao seu credo ou cultura. Somente quando os seguidores das religiões exigem de si mesmos uma vida coerente com sua ética religiosa, eles podem ser vistos como pessoas que, realmente, desempenham seu papel de construtores de paz e testemunhas de nossa humanidade compartilhada”, completou o cardeal.

Viver num espírito de fraternidade e amizade por meio de um diálogo constante é o modo natural de ser de um hinduísta ou cristão, ressaltou o cardeal Guixot. Segundo ele, não obstante as notícias negativas dominem os títulos dos jornais, isso não deve diminuir a determinação da sociedade de espalhar sementes de fraternidade, pois existe um oceano escondido de bem que está crescendo e que leva a humanidade a esperar na possibilidade de construir junto com os seguidores de outras religiões, e com todos os homens e mulheres de boa vontade, um mundo de solidariedade e paz.

Leia mais
.: Bispo: diálogo inter-religioso é antídoto eficaz contra o fundamentalismo
.: Em vídeo, Papa convida a rezar por diálogo inter-religioso

“A convicção de que é possível construir um mundo de fraternidade é motivo suficiente para nos comprometermos ainda mais com os esforços para construir o edifício da fraternidade e da convivência pacífica, tendo ‘o bem de todos no coração’”, destacou. Em seguida, o purpurado recordou os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi, adjetivado como testemunha extraordinária e corajosa da verdade, do amor e da não violência, e protagonista destemido da fraternidade humana e da coexistência pacífica.

O cardeal completou: “Devemos nos inspirar no seu exemplo de convivência pacífica. Como fiéis arraigados em nossas convicções religiosas e com uma preocupação comum pelo bem-estar da família humana, podemos unir nossas mãos com as de diferentes tradições religiosas, de todas as pessoas de boa vontade e nos esforçar para fazer tudo o que for possível, com um senso de responsabilidade partilhado, para construir uma sociedade mais fraterna e pacífica”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo