Véspera do Consistório

Cardeais participam de jornada de reflexão e oração no Vaticano

Os atuais cardeais e os purpurados recém-eleitos por Bento XVI para integrar o Colégio Cardinalício participarão de uma jornada de "reflexão e oração" na sexta-feira, 19, na Sala nova do Sínodo dos Bispos, no Vaticano.

O encontro foi anunciado através de uma carta do decano do Colégio, Cardeal Angelo Sodano.

Serão dois temas principais em discussão: o primeiro é a situação da liberdade religiosa no mundo e novos desafios, com uma colocação do atual secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone; já o segundo é a liturgia na vida da Igreja hoje, sobre o qual falará o prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera.

À tarde, estão previstas três comunicações: a primeira sobre o tema A dez anos da declaração Dominus Iesus, a cargo do prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Dom Angelo Amato; a segunda, Resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais, e a terceira, sobre a Constituição Anglicanorum coetibus, sobre as quais falará o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Joseph Levada.

Leia mais
.: Papa fará visita de cortesia aos novos cardeais
.: Arcebispo de Aparecida é nomeado cardeal
.: Dom Damasceno fala sobre sua nomeação como cardeal

.: O Colégio Cardinalício

O Consistório

O Consistório Ordinário Público para a criação dos cardeais acontece neste sábado, 20, às 10h30 (em Roma – 7h30 no horário de Brasília). A cerimônia ocorre na Basílica de São Pedro e será presidida pelo Papa Bento XVI, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova. À tarde, o Pontífice faz visitas de cortesia aos novos purpurados.

No domingo, 21, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Papa presidirá à concelebração da Santa Missa com os novos cardeais na Basílica Vaticana, ocasião em que dará a cada um o Anel cardinalício.

"Os Cardeais têm a missão de ajudar o Sucessor do Apóstolo Pedro no cumprimento de sua missão de princípio e fundamento perpétuo e visível da comunhão na Igreja (cf. Lumen gentium, n. 18)", explicou o Santo Padre ao divulgar a lista com os nomes dos novos cardeais, logo após a Catequese do dia 20 de outubro.

Os novos cardeais provêm de quatro continentes: 15 europeus (incluindo 10 italianos); 4 africanos e americanos, 1 asiático. Este será o terceiro Consistório do Pontificado de Bento XVI. Os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores.

Saiba o que é um Consistório

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo