Madre Teresa

Roma, Calcutá e Nova York já estão em clima da canonização

Exposições, concertos, vigílias, festival de cinema, atividades colocam cidades no clima da canonização de Madre Teresa

André Cunha
Da redação, com agências

A Beata Madre Teresa de Calcutá será canonizada nesse domingo, 4, e Roma está movimentada com variadas atividades para os peregrinos. Cerca de 1 milhão de pessoas são aguardas no Vaticano para a celebração solene que será presidida pelo Papa Francisco.

madre-teresa_canonização

Beata Madre Tereza de Calcutá / Foto: Arquivo

Uma das atividades preparatórias é a vigília de oração que acontece nesta sexta-feira, 2, na Basílica São João de Latrão. Ela será presidida pelo Vigário da Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, sob o tema “Irradiando a luz de Cristo: um chamado à santidade”.

Leia também:
.: Canonização de Madre Teresa movimenta congregação no Brasil
.: Igreja se prepara para canonizar Madre Teresa de Calcutá
.: O sentimento é de gratidão, conta miraculado de Madre Teresa

No sábado, 3, o Papa Francisco fará uma catequese especial, na Praça São Pedro, no contexto do Ano da Misericórdia. O tema será Madre Teresa.

Paralelo a isso, na Basílica de Santo Andrea della Valle, no centro de Roma, o coro e orquestra “Fideles ET Amati” estarão interpretando o concerto “Mater” de Marcello Bronzetti. Uma Missa também será celebrada com a presença das relíquias de Madre Teresa.  

Outro concerto será apresentado pela Orquestra Filarmônica de Kosovo, às 19h30 (horário italiano), na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma.

No domingo, 4, o centro das atividades será a Missa solene que canonizará a fundadora das Missionárias da Caridade, às 10h (5h no Brasil), na Praça São Pedro.

Calcutá

A Superiora das Missionárias da Caridade, Irmã Pierick Mary Prema, ao falar da grande expectativa vivida na Índia pelo histórico acontecimento, disse que existe uma emoção muito grande em Calcutá. “A cidade estará toda envolvida com a celebração da canonização”, declarou a religiosa, que nestes dias está em Roma para colaborar na preparação do evento, junto a outras 30 irmãs da Congregação.

Entre as iniciativas que terão lugar na cidade indiana, capital do Estado de Bengala Ocidental, está um Festival Internacional de Cinema sobre Madre Teresa, concursos de desenhos para crianças, mostras fotográficas e de pintura, além de vários simpósios sobre sua figura.

As celebrações se concluirão em 2 de outubro, com uma Missa de Ação de Graças no grande Estádio de Calcutá, com capacidade para 120 mil pessoas.

Nova York

A Missão Permanente da Santa Sé na ONU e a ‘Alliance Defending Freedom’ (ADF, Aliança pela Defesa da Liberdade), vai promover uma exposição na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, sobre a vida e obra de Madre Teresa de Calcutá. A iniciativa insere-se no programa de atividades que visam assinalar em vários países a canonização da religiosa.

A exposição sobre a fundadora das Missionárias da Caridade tem como título ‘A vida de Madre Teresa e o seu legado para a ONU’, e acontece de 6 a 9 de setembro.

No último dia, haverá uma conferência sobre a nova santa, com testemunhos e painéis sobre a vida e obra junto dos mais pobres da vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Ícone da Misericórdia para o mundo

A canonização de Madre Teresa é considerado um dos eventos mais importantes do Ano Santo da Misericórdia. A futura santa da Igreja tem sido chamada por muitos de “Ícone da Misericórdia”.

“A canonização de Madre Teresa recorda as velhas e as novas pobrezas e é uma mensagem dirigida ao mundo atual”, disse o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, em uma entrevista concedida aos Jornal dos bispos italianos “Avvenire”. Ele explicou o sentido do evento no âmbito deste Ano Santo da Misericórdia e desejou que o mundo possa encontrar na vida da “irmãzinha de Calcutá” “a razão para viver e esperar”.

“Ela nos ensina a superar a indiferença, como diz o Papa na Misericordiae Vultus, que humilha o cinismo. Abrir os olhos para ver o que acontece, abrir o coração e as mãos para dar respostas. Madre Teresa dizia que o maior mal do mundo é a indiferença em relação aos outros”.

E acrescentou: “Eu diria que o significado deste importante acontecimento é justamente o de colocar no centro da vida de cada cristão e de seu testemunho a misericórdia, e fazê-lo não com discursos abstratos ou conceitos teóricos, mas com o exemplo concreto de uma mulher que viveu a misericórdia e a compaixão em cada momento de sua vida”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo