Ternura e misericórdia

Designer explica logotipo oficial da canonização de Madre Teresa

Logotipo foi aprovado pela superiora das missionárias da caridade e será utilizado internacionalmente

Da redação, com L’Osservatore Romano

Logotipo oficial da canonização de Madre Teresa de Calcutá

Logotipo oficial da canonização de Madre Teresa de Calcutá

O logotipo oficial da canonização de Madre Teresa de Calcutá, marcada para o dia 4 de setembro, foi elaborado por uma católica que mora na periferia de Mumbai, Índia.

A pedido da arquidiocese de Calcutá, Karen Vaswani nee D’Lima trabalhou durante três dias na elaboração do logotipo que será utilizado nas celebrações que acontecem entre os dias 1 e 8 de setembro.

Karen trabalha há mais de 20 anos como designer, é casada e tem uma filha adolescente de nome Kimaya, que em sânscrito significa “divina”.

“Eu nunca encontrei Madre Teresa pessoalmente, mas sempre tive grande admiração pelo seu trabalho. Devido à minha experiência profissional, sempre estive envolvida nas obras de caridade”, explicou.

Ela decidiu trabalhar o logotipo sobre uma “pose clássica de madre Teresa”, representada enquanto carrega com ternura uma criança nos braços. “Um trabalho realizado com um estilo muito simples de gráfica e só a duas cores, de modo a facilitar a sua utilização a todos os níveis”, esclarece a designer.

O tema indicado pelo Vaticano para a realização do logotipo foi “portadores do amor terno e misericordioso de Deus”. Com base neste tema, Karen criou uma imagem clássica de Madre Teresa que, “com amor segura um menino nos braços”. Trata-se de um estilo gráfico bem simples e em duas cores, para facilitar o uso pela mídia mundial.

Segundo ela, o tema indicado pelo Vaticano para a realização do logo foi “portadores do amor terno e misericordioso de Deus”.

O trabalho foi aprovado pela superiora-geral das missionárias da caridade, Ir. Mary Prema, e pelo postulador da causa de canonização de Madre Teresa, padre Brian Kolodiejchuk, que decidiram adotá-lo também para a utilização internacional.

A Congregação das Missionárias da Caridade publicou um programa de iniciativas que serão promovidas em Roma por ocasião da canonização entre os dias 1 e 8 de setembro. [Confira]

Será possível venerar as relíquias de madre Teresa na basílica de São João de Latrão e visitar o seu quarto no convento de São Gregório “al Celio”. Em particular, no dia 5 de setembro, às 10h, o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, celebrará uma Missa de ação de graças na Praça de São Pedro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo