Missionárias da Caridade

Canonização de Madre Teresa movimenta congregação no Brasil

No Brasil, as Missionárias da Caridade, congregação fundada por Madre Teresa, estão presente em sete estados

André Cunha
Da Redação

Atualmente, as Missionárias da Caridade – congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá – somam mais de 5 mil religiosas, em diversas partes do mundo. No Brasil, está presente em sete estados: Amazonas, Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Sergipe e no Espírito Santo.

A casa do Rio de Janeiro é a casa-mãe no Brasil. Conta com quatro irmãs – três indianas e uma brasileira – que atuam no centro do Rio, num trabalho com moradores de rua. Cerca de 200 pessoas em condição de pobreza passam pela casa para receber cuidados básicos como banho, troca de roupa, barba e cabelo, além das refeições que são servidas.

Leia também
.: Igreja se prepara para canonizar Madre Teresa de Calcutá
.: O sentimento é de gratidão, conta miraculado de Madre Teresa

Para a responsável pela casa, Irmã De La Maria, indiana que já há 30 anos está na congregação, esse trabalho é a forma como aprenderam de Madre Teresa para transmitir o amor de Deus e a luz de Cristo aos mais próximos.

Segundo ela, esse foi o motivo que a fez ingressar na Congregação. “Nossa Madre sempre falava: nós temos que ver Jesus em nosso próximo e é isso que nos faz trabalhar para os moradores de rua. Não é fácil, mas com Jesus nada é difícil”.

A irmã afirma que a congregação está muito feliz com a canonização. Ela contou como a casa missionária do Rio está se preparando para a celebração que acontece no próximo domingo, 4 de setembro.

“Nossa preparação para a canonização é feita aqui em casa com os moradores de rua. Fazemos adoração ao Santíssimo, rezamos o Terço da Misericórdia e uma novena explicando a vida de Madre Teresa para eles”, disse.

Para a religiosa, Madre Teresa é uma mãe, que as escolheu para servir ao pobre dos pobres, vivendo na pobreza, e sendo luz e amor para o próximo. “Foi por isso que entrei na Congregação: para levar o amor de Deus para quem vem aqui na porta, ou está na rua, ou a quem eu encontrar”, afirmou.

Conheça as Missionárias da Caridade em Aracaju

Como nasceram as Missionárias da Caridade?

A vida missionária de Madre Teresa de Calcutá começou cedo, ainda quando ingressou na “Congregação Mariana”. Mas efetivamente, iniciou a vida religiosa aos dezoito anos, ingressando, dia 29 de setembro de 1928,  para a Casa Mãe das “Irmãs de Nossa Senhora de Loreto”, em Rathfarnham, perto de Dublin (Irlanda).

No entanto, as suas aspirações eram cada vez mais fortes com relação à Índia. Acompanhada de suas superioras, fez o noviciado já no campo do apostolado. E após apenas alguns meses de estadia na Irlanda, Agnes – nome de batismo de Madre Teresa – partiu para Índia em 1931. Assim, iniciou-se o seu chamado à vocação missionária nesse país. A princípio, foi enviada para Darjeeling, local onde concluiu o noviciado no Colégio das Irmãs de Loreto.

Em 24 de maio de 1931, Agnes fez a profissão religiosa, recebendo os votos temporários de pobreza, castidade e obediência. A partir daí, o seu nome passou a ser: Teresa.

Dia da inspiração

madre teresa

Foto: Arquivo

O dia 10 de setembro de 1946 foi definitivo para mudar o rumo da vida de Madre Teresa, pois foi quando ela recebeu a inspiração que marcaria completamente sua vida e vocação – “uma vocação dentro de uma vocação”, como ela mesma definiu, mais tarde.

“Em 1946 foi o ‘Dia da Inspiração’, que ocorreu quando eu estava indo de Calcutá a Darjeeling, de trem, para fazer o meu retiro. Não é fácil dormir nos trens, mas tentar fazê-lo num trem da Índia é impossível: tudo range, há um penetrante odor de sujidade, devido ao amontoamento de homens e animais, detritos, cestos, galinhas cacarejando… Naquele trem, com os meus trinta e seis anos, percebi no meu interior um chamado para que renunciasse a tudo e seguisse a Cristo nos subúrbios, servindo-lhe através dos mais pobres dos pobres. Foi quando compreendi que Deus desejava isso de mim…”, registrou a religiosa em seus escritos.

Após longo período de provações, esperas, questionamentos, dúvidas, Madre Teresa iniciou o que se tornaria, mais tarde, uma das mais importantes congregações do mundo: a “Congregação das Irmãs da Caridade”. Atualmente, a instituição conquistou espaço em muitos lugares do mundo; possui aprovação plena da Igreja para promover o carisma de cuidar dos mais pobres dos pobres.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo