Ano Santo

Bula do Jubileu da Misericórdia será publicada em 11 de abril

Santo Padre publicará o documento oficial do Ano Santo Extraordinário na véspera da Festa da Divina Misericórdia

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Após o primeiro anúncio, em 13 de março passado, do próximo Ano Santo Extraordinário, o Papa Francisco publica, no dia 11 de abril, a Bula de Proclamação do Jubileu da Misericórdia às 17h30 (horário em Roma, 12h30 em Brasília) na Basílica de São Pedro.

O rito da publicação prevê a leitura de alguns trechos da Bula diante da Porta Santa da Basílica Vaticana. Em seguida, Francisco presidirá a celebração das Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, celebrado neste ano em 12 de abril. Com isso, ele enfatiza, de um modo peculiar, o que será o tema fundamental do Ano Santo: a misericórdia de Deus.

A Bula

O termo “bula” vem do latim e indicava, de início, a cápsula metálica utilizada para proteger o selo em cera ligado através de um cordão a um documento de particular importância, a fim de certificar sua autenticidade e, em consequência, sua autoridade.

Com o tempo, o termo passou a indicar primeiro o selo, depois o próprio documento, de forma que hoje é utilizado para todos os documentos pontifícios de particular importância que levam o selo do Pontífice.

A bula de proclamação de um jubileu, especialmente no caso de um Ano Santo Extraordinário, traz indicações de datas de início e encerramento bem como informações sobre as modalidades principais de atuação. Além disso, a bula constitui o documento fundamental para reconhecer o espírito com que é proclamada, as intenções e os frutos esperados do Pontífice que o indica para a Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo