reunião em Bogotá

Brasil e mais 3 países buscam soluções conjuntas para venezuelanos

Embaixadores do Brasil, da Colômbia, do Equador e do Peru se reúnem na busca por soluções diante da crise imigratória dos venezuelanos

Da redação, com Agência Brasil

Em busca de uma vida melhor, milhares de venezuelanos têm cruzado as fronteiras com os países vizinhos / Foto: UNHCR – Boris Heger – Nações Unidas

A preocupação com os imigrantes venezuelanos que buscam apoio nos países vizinhos é tema de reunião em Bogotá, na Dirección de Migraciones colombiana. Embaixadores do Brasil, da Colômbia, do Equador e do Peru se reúnem nesta terça-feira, 28, na tentativa de buscar soluções diante da crise deflagrada a partir da imigração dos venezuelanos. O Brasil é representado pelo embaixador em Bogotá, Júlio Bitelli.

Leia mais
.: Venezuelanos são os que mais pedem refúgio no Brasil
.: Brasil dará residência permanente a imigrantes venezuelanos

Segundo a agenda proposta das autoridades da Colômbia, a reunião consiste na apresentação, por país, da situação migratória venezuelana. Em seguida, os representantes dos quatro países detalham as fórmulas encontradas por seus governos para lidar com os desafios e o que julgam prioritário na recepção dos imigrantes.

A Colômbia propõe a consolidação de uma base de dados única sobre os imigrantes venezuelanos com foco em áreas de atuação específicas, como saúde, educação, trabalho e regularização migratória.

Expectativa

A expectativa é de que, ao final do encontro, as autoridades divulguem uma declaração na qual estarão detalhadas as ações definidas. Na semana passada, o diretor de Migração da Colômbia, Christian Krüger Sarmiento, disse que “o êxodo de cidadãos venezuelanos” não é um problema específico de um ou outro país, é uma questão regional.

Leia também
.: Fronteira Venezuela/Brasil: O trabalho da igreja na ajuda aos imigrantes venezuelanos
.: Cáritas Brasileira lança Apelo de Emergência para venezuelanos

Aproximadamente 35 mil pessoas cruzam, a cada dia, a fronteira com a Colômbia, alguns em busca de alimentos e remédios, outros para deixar definitivamente o país. Pelos dados oficiais, pelo menos 1 milhão de venezuelanos se instalaram definitivamente na Colômbia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,3 milhões fugiram da Venezuela.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo