PAZ

Bispos etíopes aplaudem acordo de paz para Tigré

Em uma mensagem enviada no encerramento de sua Assembleia Ordinária Anual, a Conferência Episcopal Católica da Etiópia (CBCE) explicou que o processo de paz teve início em 2 de novembro entre o governo etíope e a Frente de Libertação do Povo de Tigré

Da redação, com Vatican News

Comboio de caminhões do Comitê Internacional da Cruz Vermelha entrega suprimentos médicos na estrada para Mekelle, na região de Tigré, Etiópia / Foto: Comitê Internacional da Cruz Vermelha – Handout via Reuters

Os bispos católicos da Etiópia saudaram o recente acordo para uma “cessação permanente das hostilidades” entre o governo etíope e a Frente de Libertação do Povo de Tigré (TPLF) e exortaram todas as partes interessadas a continuar trabalhando “diligentemente” para uma paz viável e duradoura na o país.

O acordo para a paz duradoura na Etiópia

O acordo mediado pela União Africana (UA) foi assinado em 2 de novembro em Pretória, África do Sul, para pôr fim ao conflito de dois anos em Tigré, que matou milhares de civis, deslocou mais de 2,5 milhões de pessoas e deixou causou uma grande crise humanitária.

Sob o acordo, a TPLF e Addis Abeba concordaram em implementar medidas de transição que incluem restaurar a ordem constitucional em Tigré, resolver diferenças políticas e uma estrutura de Política de Justiça de Transição para garantir responsabilidade, reconciliação, verdade e cura.

Uma aspiração de todos os etíopes

Em mensagem divulgada em 22 de dezembro, no encerramento da Assembleia Ordinária Anual realizada em Mekanisa, a CBCE saudou o acordo, afirmando que “o processo atual foi a oração e o desejo de todos os etíopes para acabar com o conflito e guerra na Etiópia”.

“Pedimos a todas as partes interessadas que cumpram suas responsabilidades diligentemente, a fim de garantir sua viabilidade e paz duradoura.”

Ajuda humanitária deve ser fornecida a todas as vítimas

Observando que a distribuição de ajuda humanitária “também é útil para a implementação do acordo, e que a Igreja já está contribuindo para esse esforço, a mensagem ainda convida as instituições a continuarem apoiando a população, chegando a todos os afetados áreas do país, especialmente no sul e leste que sofrem seca severa.

Os bispos também exortam os fiéis “a resolver qualquer controvérsia por meios pacíficos e de diálogo, expressando ‘tristeza e preocupação’ pelos assassinatos, deslocamentos e perseguições de pessoas e destruição de propriedades em várias partes do país e, portanto, a ajuda humanitária deve ser fornecida a todas as vítimas”.

O CBCE observa ainda que o crescente desemprego e a inflação estão forçando cada vez mais jovens etíopes a emigrar ou a aceitar empregos mal pagos. A mensagem, portanto, insta o governo e as partes interessadas relevantes a trabalharem juntos para garantir que “os direitos dos cidadãos de trabalhar e sustentar a si mesmos e suas famílias sejam protegidos”. Finalmente, os bispos denunciam a corrupção desenfreada que continua prejudicando os cidadãos etíopes e “está se espalhando como resultado de atitudes egoístas.”

A guerra de dois anos na Etiópia

A guerra em Tigré eclodiu em 4 de novembro de 2020, supostamente em resposta a um ataque da TPLF contra uma base militar etíope na região.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, prometeu uma vitória rápida, mas a luta se transformou em um conflito generalizado, estendendo-se a outras regiões da Etiópia, incluindo as regiões dos estados de Amhara, Afar e Oromia, e envolvendo milícias étnicas e soldados eritreus. No início deste ano, um frágil cessar-fogo de cinco meses ofereceu alguma trégua à população, mas em agosto os combates recomeçaram com drones e projéteis atingindo civis indiscriminadamente e bloqueando quase totalmente o fornecimento de ajuda humanitária.

A questão da retirada das tropas eritreias de Tigré

Uma chave importante para o sucesso da implementação do acordo de paz assinado em 2 de novembro foi a retirada total das tropas eritreias de Tigré. Funcionários da TPLF disseram que a retirada é uma pré-condição antes de entregar suas armas. Esta questão também foi expressa pela União Europeia e pelo governo dos EUA. As forças da Eritreia cruzaram a fronteira etíope após o início da guerra em Tigré, apoiando o governo etíope contra o TPLF.

Os dois países, que estavam em uma posição sem guerra e sem paz desde 1999 sobre questões de fronteira, normalizaram suas relações em 2018, quando o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed concordou em entregar a disputada cidade fronteiriça de Badme à Eritreia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo