3ª coletiva

Bispos decidem pela criação de Comissão de Comunicação

Nesta sexta-feira, 6, os bispos deram continuidade a mais um dia de trabalho na 49ª Assembleia Geral dos Bispos. Entre os temas e comunicações de hoje estavam as Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, a realização da 5ª Semana Social Brasileira, assuntos de Liturgia, situação dos povos indígenas e os 50 anos do Movimento de Educação de Base (MEB).

 

Uma das relevantes decisões de hoje, dentro das Comissões Episcopais, foi o desmembramento do Setor de Comunicação Social da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação tornando-se uma comissão específica. Agora, além da presidência, a CNBB terá 12 Comissões Episcopais.

 

Acesse
.: Cobertura completa da Assembleia dos Bispos 2011
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr

 

E um dos comunicados foi do Arcebispo de Mariana e atual presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, sobre o processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida, falecido no dia 27 de agosto de 2006, que terá início em agosto deste ano. Dom Geraldo solicitou aos bispos a assinatura da petição de beatificação para posterior encaminhamento ao Vaticano.

 

A programação da Assembleia faz uma pausa nesta sexta-feira com o retiro espiritual dos bispos, que terá início amanhã, 7. O encontro será orientado pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, e termina no domingo com a Missa às 12h, no Santuário Nacional de Aparecida.

3ª Coletiva da Assembleia

 

O Bispo da Prelazia do Xingu (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Dom Erwin Krautler, na coletiva de hoje, falou sobre a preocupação quanto às ações do governo que podem afetar as terras indígenas. "Os povos indígenas sempre se manifestam, mas isso tem pouca repercussão por parte dos governos", enfatiza Dom Erwin ao comentar sobre o projeto de construção da Usina de Belo Monte sobre o Rio Xingu, no Pará.

 

O prelado indicou que a inexistência deste diálogo representa uma "afronta à democracia". "Estou lutando contra [a construção] Belo Monte. Creio que seja inviável do ponto de vista financeiro. Altamira vai virar um caos, pois não tem infraestrutura para receber as famílias que para lá se dirigem", defende.

 

Já o Bispo de Bragança Paulista (SP), Dom Sérgio Aparecido Colombo, destacou os assuntos de Liturgia tratados na Assembleia. Dom Sérgio reforçou que a Liturgia das Horas pode ser rezada não somente pelo clero, mas por todo o povo de Deus. Ele recordou ainda que, no próximo ano, acontecerão as comemorações pelos 50 anos do Concílio Vaticano II.

 

Além disso, o Bispo de Bragança Paulista anunciou a criação de um subsídio pela CNBB para as celebrações litúrgicas no país, a realização do Encontro Nacional de Arquitetura Sacra (de 17 a 20 de agosto) e as reformulações do Missal Romano para o Brasil que serão empreendidas pelos bispos, após aprovação da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo