Perseguição

Bispos da Índia apelam pelo fim da violência anticristã

A violência anticristã na Índia está se agravando, afirmam os Bispos indianos, aos quais chega a solidariedade da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC). Nos últimos dias, os Bispos de todo o continente asiático divulgaram uma Mensagem, assinada pelo Arcebispo Orlando Quevedo, Secretário Geral da FABC.

Leia mais
.: Perseguição contra cristãos está se estendendo por toda Índia

"Estamos profundamente preocupados com os muitos atos de violência cometidos contra a Igreja católica na Índia, contra sacerdotes, religiosos, leigos, edificações, locais e objetos sagrados. Estamos igualmente preocupados com os sofrimentos dos outros cristãos. Lemos todos os dias sobre assassinatos e destruições. Como é trágica hoje a imagem daquele que antes era um país de grande harmonia e tolerância religiosa, arruinada por uma minoria de extremistas. Rezamos ao Deus do amor e da paz, através da intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, para que a violência possa parar e todos que agem com violência possam descobrir o caminho adequado a uma relação pacífica e harmoniosa com os próprios irmãos e irmãs cristãos", diz a mensagem.

A mensagem da FABC dirige um forte apelo às autoridades do governo indiano para que acabem com as agressões e condenem os responsáveis. Este texto chegou num momento em que a Igreja indiana dolorosamente conscientizou-se de que a violência anticristã, partindo do estado de Orissa, estendeu-se a outros estados da União como Kerala, Karnataka, Andra Pradesh, Madhya Pradesh, Chattisgarh, Tamil Nadu.

Depois de mais de um mês de ataques injustificados, que se multiplicaram apesar dos apelos de líderes cristãos e hindus, apesar das pressões internacionais, a Conferência Episcopal Indiana (CBCI), que reúne as comunidades católicas dos três ritos presentes na Índia, divulgou um apelo em que se destaca a situação, observa-se o aumento da violência e fazem pedidos específicos.

Os Bispos indianos se dizem "chocados e preocupados com os episódios de extrema violência contra os cristãos", manifestando a sua decepção "pela apatia e a indiferença do governo".

"A antiga civilização da Índia está sendo humilhada e os seus valores como Verdade, Tolerância, Respeito, cuidadosamente preservados por séculos, são atingidos. A imagem laica e democrática da Índia foi seriamente prejudicada diante da comunidade internacional", afirma o comunicado, que a Agência Fides publica integralmente em anexo.

O texto pede medidas enérgicas como o imediato cessar dos grupos fundamentalistas, que devem ser banidos e detidos como "terroristas"; a compensação às Igrejas cristãs pelas violências sofridas; a identificação e o processo dos responsáveis (os líderes inspiradores e os executores).

Reafirmam os direitos constitucionais dos cidadãos indianos de fé cristã, os mesmos de todos os outros cidadãos da nação. E recordam o ensinamento da Igreja, observando a resposta das comunidades cristãs agredidas, sempre voltada para a não-violência, a paz, o perdão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo