Filadélfia

Bispo explica objetivo do Encontro Mundial das Famílias

Encontrar as realidades atuais da família para ajudá-las é objetivo do Encontro Mundial das Famílias

Rodrigo Luiz
Enviado especial à Filadélfia

Esta terça-feira, 22, marca a abertura do Encontro Mundial das Famílias com cerimônia de abertura e uma Missa para celebrar a família como santuário do amor e da vida. Inspirados sobre o tema “O amor é a nossa missão”, mais de 15 mil famílias, de 100 países, participarão de momentos de reflexão para promover os valores da família no Encontro Mundial que acontece até domingo, 27, no estado norte-americano da Pensilvânia.

.: Leia outras notícias sobre o Encontro Mundial das Famílias

Na tarde de hoje, o arcebispo de Filadélfia, Dom Charles J. Chaput, e o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, conversaram com jornalistas credenciados para o evento. De acordo com o enviado do Vaticano, o Encontro Mundial permitirá entender quem é a família. “Para compreender o significado da família, não precisamos de definições, mas devemos encontrar as realidades existentes hoje para ajudá-las a serem mais famílias”, afirma o arcebispo Paglia.

coletiva-de-imprensa

Coletiva de imprensa na Filadélfia (EUA) sobre o Encontro Mundial das Famílias / Foto: Rodrigo Luiz

Liberdade religiosa

Dom Vincenzo Paglia defendeu o direito da liberdade religiosa para todos os cidadãos. “Os católicos norte-americanos devem ser americanos até o fim e católicos até o fim”, declarou. É que por muito tempo predominou, nos Estados Unidos, a ideia de que seus políticos que se declarassem católicos não poderiam assumir cargos no governo. O primeiro e único presidente católico norte-americano foi John Kennedy, eleito em 1960.

Arte e festa da família

familias

No espaço jovem, os filhos têm lugar garantido no Encontro Mundial / Foto: Rodrigo Luiz

Entre as atrações, os participantes acompanham hoje, a bênção da estátua da Pietá. Durante a Missa de abertura do evento nesta tarde, o bispo auxiliar de Filadélfia, John J. McIntyre abençoa a estátua em tamanho original da obra de Michelangelo no átrio do Centro de Convenções da Pensilvânia.

A abertura inclui apresentação de um coral de estudantes. Os doze alunos representam as várias etapas do aprendizado como ensino fundamental e médio e educação para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Mural recordista

Durante a cerimônia de abertura, destaque para o mural oficial que entra para o livro dos recordes, o Guinness World Record. A pintura é uma homenagem à contribuição das famílias. Já que o evento reúne crianças no espaço voltado para elas, um momento em que elas vão se divertir muito será a oportunidade delas mesmas pintarem o mural.

O Encontro Mundial das Famílias é um evento que acontece a cada três anos com o objetivo de promover os valores das famílias para a sociedade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo