Vaticano

Bento XVI retira excomunhão a bispos

O Santo Padre retirou a excomunhão aos quatro bispos da Fraternidade Sacerdotal São Pio X consagrados por Dom Marcel Lefebrvre em 1988. O comunicado foi divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O pedido de remoção foi feito pela última vez por meio de uma carta em 15 de dezembro de 2008, escrita pelo superior-geral, Dom Bernard Fellay, em nome dos outros três bispos da Fraternidade excomungados 20 anos atrás, Dom Bernard Tissier de Mallerais, Dom Richard Williamson e Dom Alfonso del Gallareta.

Na carta de dezembro passado, Dom Bernard Fellay escreve: "Estamos sempre firmemente determinados na vontade de permanecer católicos e de colocar todas as nossas forças a serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Igreja Católica Romana. Nós aceitamos os seus ensinamentos com ânimo filial. Nós acreditamos firmemente no Primado de Pedro e em suas prerrogativas e, por isso, a situação atual nos fez sofrer muito".

Segundo comunicado da Sala de Imprensa, "Bento XVI sempre tentou recompor a ruptura com a Fraternidade, inclusive encontrando pessoalmente Dom Bernard Fellay em 29 de agosto de 2005. Naquela ocasião, o Sumo Pontífice manifestou a vontade de proceder por graus e em tempos razoáveis neste caminho e agora, benignamente, mediante Decreto da Congregação para os Bispos de 21 de janeiro de 2009, retira a excomunhão que pesava sobre os mencionados prelados. Nesta decisão, o Santo Padre foi inspirado pelo auspício de que se chegue em breve à completa reconciliação e à plena comunhão".

Os quatro bispos foram excomungados latae sententiae depois das consagrações episcopais feitas por, sem mandato pontifício, em 30 de junho de 1988.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo