Chile

Autoridades chilenas pedem ajuda à Nasa para manter mineiros vivos

Autoridades chilenas pediram ajuda à Agência Espacial Norte Americana (Nasa, na sigla em inglês), para manter vivos os 33 mineiros presos há 20 dias em uma mina no norte do país, de acordo com informações da BBC Brasil. Segundo o governo chileno, as condições as quais as 33 pessoas estão submetidas são semelhantes às dos astronautas que passam por longas missões na Estação Espacial Internacional.

O Ministério da Saúde chileno pediu à Nasa que compartilhe tecnologia e porções de comida destinadas a pessoas que precisam ficar confinadas em um pequeno espaço, com suprimentos limitados. Um porta-voz da Nasa confirmou o recebimento do pedido e disse que a agência vai "ajudar dentro do possível".

As equipes que trabalham no local conseguiram estabelecer duas linhas de comunicação com os mineiros, uma para a passagem de alimentos, outra para a linha telefônica. Os homens estão sobrevivendo com uma dieta de pequenas quantidades de comida, como soluções altamente calóricas de glicose e sachês de sopa.

Segundo as equipes de resgate, os mineiros estão "bem de saúde", mas ainda não sabem que seu resgate pode levar até quatro meses. Eles estão presos desde o dia 5 de agosto, quando o principal acesso ao túnel ruiu. As 33 pessoas estão a 700 metros de profundidade, em um abrigo de 50 metros quadrados, que conta com dois bancos de madeira.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo