A partir de maio

Através de questionário online, jovens contribuirão com sínodo dos bispos

Responsável pelo setor na Santa Sé diz que questionário online será disponibilizado em meados de maio

Da redação, com Agência Ecclesia

Participantes do Simpósio CCEE em Barcelona / Foto: Agência Ecclesia

A secretaria do Sínodo dos Bispos sobre a juventude vai divulgar um questionário na internet, dirigido aos jovens para escutar a todos, mesmo “os mais distantes da Igreja”.

Este segundo questionário é aguardado desde janeiro deste ano, quando foi divulgado o documento preparatório para o sínodo.

Os dois questionários fazem parte de um processo de consulta que culminará na redação do instrumento de trabalho para a 15ª assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Francisco para outubro de 2018, sob o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

Em entrevista à Agência Ecclesia, o responsável pela seção da Juventude do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, padre João Chagas, falou sobre a relevância deste questionário online, que será divulgado em meados de maio.

“Poderíamos utilizar este questionário para ir ao encontro dos jovens e perguntar o que pensam da Igreja, da fé, da vida e, quem sabe, através dessas perguntas, começa um diálogo”, afirmou o sacerdote.

Para o padre João Chagas, não é possível construir uma teoria sobre a juventude sem interpelar os “mais diretos interessados na questão”.

“Os jovens não podem ser estudados como se fossem um animal de estimação. É preciso entrar em contato com eles”, sublinhou.

O responsável pela seção da Juventude na Santa Sé indicou que o diálogo com os jovens deve acontecer “no mundo onde eles estão”, utilizando por isso a internet para recolher suas opiniões.

“Quanto mais pessoas pudermos escutar, melhor. Depois o importante é que se faça um bom trabalho de síntese”, concluiu o padre João Chagas.

O sacerdote participa de um simpósio promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) em Barcelona (Espanha) sobre o acompanhamento dos jovens e o discernimento vocacional.

Com o tema ‘Acompanhar os jovens a responder livremente ao chamamento de Cristo’, o simpósio reúne 275 participantes de 37 países da Europa, incluindo Portugal, que procuram respostas para a presença da Igreja Católica junto à juventude.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo