Direitos Humanos

Assassinato de cristão no Paquistão motiva protestos

Nadeen Joseph foi morto por morar em bairro muçulmano

Da redação, com ACN

O mais recente cristão assassinado no Paquistão aumentou ainda mais o sofrimento e o medo entre os cristãos em todo o país. Desde o início da pandemia do coronavírus, houve um aumento nos casos de violência religiosa e discriminação contra os cristãos no país. O recente assassinato de Nadeem Joseph provocou numerosos protestos entre os cristãos da região.

“Isto é terrível. Conheço bem a família de Nadeem. Ele foi um dos que sobreviveram ao ataque terrorista à igreja de Todos os Santos em 2013, quando outros membros de sua família foram mortos ”, disse Qamar Rafiq, amigo da família. “Este novo ataque à sua família destaca a vulnerabilidade dos cristãos no Paquistão e a facilidade com que eles podem ser atacados.”

Leia também
.: Cardeal do Paquistão: “Cristãos vivem em meio a tensão permanente”
.: Asia Bibi, cristã paquistanesa que escapou de condenação à morte, está no Canadá

Cristão assassinado no Paquistão sofria ameaças

“Em maio deste ano, Nadeem comprou uma casa na TV Colony, em Peshawar. Lá morava com seus dois filhos, sua esposa e sua sogra. A família de Nadeem foi assediada e ameaçada repetidamente por Salman K. Ele é um vizinho muçulmano que queria forçá-lo a deixar o bairro e se mudar para outro lugar, pois dizia que ali “não era para cristãos sujos”, explica Rafiq.

“Em 4 de junho, Salman e seus filhos mais uma vez ameaçaram a família de Nadeem. Eles ordenaram que deixassem o distrito nas próximas 24 horas. Caso contrário deveriam estar prontos para enfrentar as graves consequências de se mudarem para um bairro muçulmano”, disse Rafiq.

Nadeem imediatamente informou a polícia sobre essas ameaças repetidas, mas antes que a polícia chegasse, Salam abriu fogo contra Nadeem, que foi atingido por três balas. Ele também atirou em dois outros membros de sua família, que correram para resgatá-lo. “Os vizinhos, ao ouvirem os tiros, fecharam as portas. Nenhum deles ajudou os feridos ou tentou ligar para a emergência”, acrescentou Rafiq. Após várias cirurgias no Hospital Lady Reading, Nadeem morreu em 29 de junho.

Para bispo o assassinato é uma violação dos direitos humanos

Em uma declaração divulgada pela Comissão Nacional de Justiça e Paz (CNJP), Dom Joseph Arshad, presidente da Conferência Paquistanesa de Bispos Católicos, instou a polícia a fazer todo o possível para levar à justiça o culpado do assassinato deste cristão. “Este caso é uma clara violação dos direitos humanos e um ato ilegal, portanto ele não pode ficar impune”, afirma o comunicado dos bispos. Nele também há um pedido para que o governo proteja a família Nadeem, cujas vidas estão novamente em perigo.

Joel Amir Sahotra, ex-membro da Assembléia Provincial de Punjab e líder da comunidade cristã, explicou em declarações à sede da Ajuda a Igreja que Sofre (ACN) em Portugal que “a discriminação religiosa contra as minorias é infelizmente muito comum no Paquistão”. Ele acrescenta que “as pessoas não estão dispostas a alugar propriedades para não-muçulmanos”. De fato, frequentemente “eles até dizem abertamente que não-muçulmanos não podem morar lá. É como a Idade da Pedra”, declarou Sahotra. “Que tipo de mentalidade é essa? Eu realmente não tenho resposta para isso. Não sei se as pessoas no Ocidente podem entender que situação difícil temos que enfrentar aqui por causa de nossa fé.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo