Às irmãs salesianas, Papa pede missão com esperança e alegria

Francisco encorajou a missão das Filhas de Maria Auxiliadora, pedindo que elas testemunhem sempre mais o carisma salesiano

Jéssica Marçal
Da Redação

O Papa Francisco recebeu em audiência neste sábado, 8, um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora, que participam do seu 23º Capítulo Geral. Ele encorajou o trabalho das religiosas salesianas, pedindo que elas sejam missionárias de esperança e alegria.

Francisco cumprimenta religiosas salesianas / Foto: L'Osservatore Romano

Francisco cumprimenta religiosas salesianas / Foto: L’Osservatore Romano

Francisco mencionou a miséria espiritual e material que permeia o contexto social e eclesial dos dias de hoje. Aos jovens, a quem as irmãs se dedicam de forma especial seguindo o estilo de Dom Bosco, elas são chamadas a oferecer a mensagem do Evangelho, que se resume no amor de Deus misericordioso por cada pessoa.

As Filhas de Maria Auxiliadora realizam esse trabalho com os jovens, saindo de si mesmas e transformando suas casas em ambientes de evangelização, evolvendo principalmente os jovens. O Papa encorajou essa linha de ação guiada pelo Espírito Santo e destacou que todo esse trabalho tem uma condição: colocar Cristo no centro sempre.

“É preciso deixar-se plasmar-se pela Palavra de Deus, que ilumina, orienta e apoia; é preciso alimentar o espírito missionário com a oração perseverante, com a adoração, com aquele ‘perder o tempo’ diante do Tabernáculo”, disse.

Francisco repetiu às irmãs salesianas o que havia dito a um outro grupo de religiosos, sobre a necessária unidade. Ele pediu que não haja inveja, ciúme, fofocas, mas sim um testemunho de unidade.

O Santo Padre concluiu seu discurso exortando as religiosas a testemunharem os valores da identidade salesiana, especialmente o encontro, que é um aspecto fundamental desse carisma. Ele também destacou o quanto a Igreja estima a vida consagrada.

“Essa, de fato, coloca-se no coração da própria comunidade e é elemento decisivo para a sua missão, à qual oferece uma contribuição específica mediante o testemunho de uma vida totalmente doada a Deus e aos irmãos”.

O 23º Capítulo Geral da ordem religiosa teve como tema “Ser, hoje, com os jovens casa que evangeliza”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo