Liberdade

Após anos de confronto, Iraque declara 'vitória' contra Estado Islâmico

Ministro iraquiano afirmou que forças armadas retomaram o controle das fronteiras; grupo terrorista ocupava a região desde 2014

Da redação, com ANSA

O primeiro-ministro do Iraque, Haider Al Abadi, anunciou neste sábado, 9, que o país está “totalmente livre” do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou a TV iraquiana “Rudaw”.

Segundo o ministro, as forças armadas do Iraque retomaram o controle de toda a fronteira Iraque-Síria. “Nossas forças controlam completamente a fronteira Iraque-Síria e, portanto, anuncio o fim da guerra contra o Daesh (Estado Islâmico)”, disse Al Abadi na capital Bagdá.

Leia mais
.: Mais de trezentas mil pessoas fugiram do Iraque por causa da guerra
.: Papa renova apelo pelo Iraque e pede proteção aos civis

O grupo terrorista EI ocupou uma grande parte do Iraque em 2014, inclusive a segunda maior cidade do país. Em 2017, depois de uma ofensiva militar em grande escala, Mosul foi libertada. Logo depois foram concluídas as operações militares em outras regiões dos terroristas no país.

Na última quinta-feira, 7, as forças armadas da Rússia já haviam anunciado sobre a derrota completa dos terroristas na Síria. Estima-se que os danos causados à economia iraquiana em mais de três anos de ocupação são mais de US$ 100 bilhões. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo