Dois anos do desastre

Apelo do Papa: que os libaneses sejam consolados pela justiça e verdade

Francisco se pôs em comunhão com a comunidade libanesa que ainda se recupera do desastre explosivo ocorrido há dois anos na capital, deixando muitos feridos

Da Redação, com Vatican News

Explosão na zona portuária do Líbano deixou diversas pessoas feriadas / Foto de arquivo: Mohamed Azakir – Reuters

O Papa Francisco, após a catequese desta quarta-feira, 3, recordou o segundo aniversário da explosão no porto de Beirute no Líbano. Francisco dirigiu seu pensamento às famílias das vítimas: “Rezo para que todos possam ser consolados pela fé e consolados pela justiça e pela verdade, que nunca podem ser ocultadas”.

O Pontífice desejou que, com a ajuda da comunidade internacional, os libaneses continuem a trilhar o caminho do “renascimento”, seguindo a fidelidade vocacional de serem uma terra de paz e pluralismo, onde comunidades de diferentes religiões possam viver em fraternidade.

Leia mais: 
.: Explosão na área portuária do Líbano deixa grande número de feridos
.: Beirute luta para curar feridas um ano após explosão em porto

A Explosão

O desastre ocorrido no dia 4 de agosto em Beirute, capital do Líbano, deixou diversas pessoas feridas por conta dos vidros que estilhaçaram e varandas que foram derrubadas com o impacto da explosão.

Relatos de agentes da segurança portuária que estavam próximos do acidente afirmaram que diversos galpões abrigavam explosivos. A fatalidade gerou um grande número de feridos e estragos em larga escala.

A Solidariedade da Igreja

Há um ano, o Provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços do Líbano, padre Raymond Abdo, reconheceu a contribuição do Papa Francisco e da Igreja Universal. “O Papa Francisco deu-nos esperança para enfrentar esta crise ao apelar à Igreja universal para não nos deixar afundar”.

Ajuda da AIS

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) prestou apoio à população libanesa. A AIS apoiou, em 2020, com cerca de 2.738.000 euros, a reconstrução de edifícios religiosos destruídos pela explosão. Também destinou 2.250.999 euros à ajuda de emergência, além de ajuda pastoral, transporte, ajuda de subsistência e muito mais. O valor total chegou a quase 5.439.000 euros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo