Organização do fluxo

Peregrinos devem fazer registro para atravessar a Porta Santa

Registro para atravessar a Porta Santa busca organizar o fluxo de pessoas que vão peregrinar até o Vaticano durante o Ano da Misericórdia

Da Redação, com Rádio Vaticano

Porta Santa na Basílica de São Pedro / Foto: L'Osservatore Romano

Porta Santa na Basílica de São Pedro / Foto: L’Osservatore Romano

Peregrinos que pretendem atravessar a Porta Santa na Basílica de São Pedro no Jubileu da Misericórdia, que começa no próximo dia 8 de dezembro, precisam fazer o seu registro, gratuito, no site oficial do Ano Santo. Da mesma forma, é preciso registrar-se para participar dos grandes eventos ao longo do Ano.

O registro pode ser feito como peregrino individual ou como responsável por um grupo – famílias, grupos de amigos. Cada responsável poderá inscrever um único grupo para cada evento, assim como marcar uma única vez para atravessar da Porta Santa de São Pedro. A inscrição a um evento inclui automaticamente o acesso à Porta Santa da Basílica de São Pedro, durante o específico evento, no tempo e modalidade indicados aos inscritos.

Agendar a Peregrinação à Porta Santa

Para permitir que todos os peregrinos vivam a peregrinação com serenidade e em clima de oração, é necessário também agendar o dia da peregrinação, indicando o dia desejado e especificando a preferência entre a manhã (7h – 13h) ou tarde (13h30 – 17h). Antes de agendar a peregrinação, será necessário verificar a disponibilidade da data escolhida.

Mais informações podem ser encontradas na página do Jubileu da Misercórdia – em português – na internet.

Confira também
.: Acesso à Porta Santa será mediante reserva gratuita
.: Veja como será registro para passar na Porta Santa

O Jubileu da Misericórdia

No dia 13 de março de 2015, durante uma celebração penitencial no Vaticano, o Papa Francisco anunciou a instituição de um jubileu extraordinário que tem como centro a misericórdia de Deus. O Jubileu da Misericórdia ou Ano da Misericórdia começa em 8 de dezembro de 2015 esse estende até 20 de novembro de 2016.

O anúncio oficial e solene do Ano Santo foi no dia 11 de abril, Domingo da Divina Misericórdia, com a leitura e publicação da Bula de convocação do Jubileu Extraordinário.

O Jubileu é um Ano Santo especial para a Igreja católica que acontece a cada 25 anos, mas pode ser convocado também de forma extraordinária. O símbolo é a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, o que significa oferecer aos fiéis um “percurso extraordinário” para a salvação. O Ano Santo é sempre uma oportunidade para aprofundar a fé e viver com renovado empenho o testemunho cristão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo