Balanço parcial

Ano Santo: mais de 18 milhões de peregrinos estiveram em Roma

Jubileu da Misericórdia entra na reta final, com Missa de encerramento em 20 de novembro

Rádio Vaticano 

Movimentação na Praça São Pedro na véspera da abertura do Ano Santo / Foto: Catariba Jatobá - CN Roma

Movimentação na Praça São Pedro na véspera da abertura do Ano Santo / Foto: Catariba Jatobá – CN Roma

Mais de dezoito milhões de peregrinos foram a Roma para celebrar o Jubileu da Misericórdia. O dado foi divulgado no site oficial do Ano Santo, faltando pouco mais de um mês para o encerramento do Jubileu, que será em 20 de novembro. 

ano-misericordia-noticiasDe acordo com a última atualização, em 12 de outubro, a cifra exata é de 18.176.359. Trata-se de peregrinos que se registraram on line para as celebrações jubilares e para atravessar a Porta Santa da Basílica vaticana.

Este foi um Ano Santo descentralizado, com Portas Santas abertas em todas as dioceses e santuários, sem a necessidade de ir a Roma para receber a indulgência plenária. Mesmo assim, muitos fiéis de todo o mundo não deixaram de fazer a peregrinação que já é tradicional em um Jubileu. 

No último período, contribuíram para o aumento dos peregrinos eventos como o Jubileu Mariano e a cerimônia de canonização de sete novos santos, no último domingo, 16, com 80 mil pessoas na Praça São Pedro.

Agora, o Ano Santo entra na reta final. Neste sábado, 22, o Papa Francisco realizará a penúltima audiência jubilar. Domingo, 6 de novembro, está programado o Jubileu dos encarcerados, que levará ao Vaticano detentos de várias prisões italianas. No final de semana sucessivo (11-13 de novembro), haverá o Jubileu dos moradores de rua, com outra audiência jubilar, o encontro e a missa do Papa com os sem-teto. No domingo, 13 de novembro, está marcado o fechamento das Portas Santas nas basílicas papais de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, com cerimônias presididas pelos respectivos arciprestes.

Por fim, com a presença dos cardeais de todo o mundo, haverá no sábado, 19, a realização de um Consistório e domingo, 20, festa de Cristo Rei, a celebração eucarística para a conclusão do Ano Santo Extraordinário, com o rito de fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo