Relatório da ONU

América: Cresce número de crianças e adolescentes refugiados

A violência é o principal motivo para fuga e o pedido de asilo em diversos países do Continente Americano

Da Redação, com ACNUR

América: Cresce número de crianças e adolescentes refugiados

Cartaz de divulgação do relatório “Crianças em fuga” / Foto: ACNUR

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), expressou sua preocupação com o número de crianças no Continente Americano que deixam o país de origem por causa da violência. Os dados foram divulgados no Relatório “Crianças em Fuga”, nesta quinta-feira, 13, em Washington.

A instituição destacou que os menores deixam seus familiares para fugir da violência, da insegurança causada por conflitos e por causa de abusos sofridos em suas comunidades e nas próprias casas.

Os dados, recolhidos em 2013, revelam que a maioria das crianças acreditava que estaria insegura no país de origem e deveria fugir.  A pesquisa revela o impacto humanitário desta situação por meio de entrevistas com mais de 400 crianças refugiadas de El Salvador, Guatemala, Honduras e México que estão mantidas sob a custódia dos EUA.

Os EUA receberam a maior parte dos pedidos de asilo de crianças vindas de El Salvador, Guatemala e Honduras. Porém, o México, o Panamá, a Nicarágua, a Costa Rica e Belize juntos,  registram um aumento de 432% no número de pedido de asilo desde 2009.

O relato de uma garota de 14 anos de El Salvador,  citada no Documento aponta a gravidade do problema.

“Existem problemas no meu país. O maior problema são as gangues. Eles entram nas escolas, tiram as garotas e atiram nelas… Eu tive que ir bem longe para poder ir para a escola e tive que andar sozinha. Não tinha nenhum lugar que pudesse ir onde estaria mais segura. Eu morava em um vilarejo, e a situação estava ainda pior nas cidades”, conta a garota.

A ACNUR pediu atitudes concretas dos governos para manter as crianças seguras contra abusos de direitos humanos, violência e crime, assegurando a elas o direito ao asilo e a outras formas de proteção internacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo