Ajuda aos cristãos

AIS reitera necessidade de sua presença no Iraque

Delegação da AIS esteve no Iraque e visitou alguns campos de refugiados na cidade de Irbil

Da Redação, com Rádio Vaticano

A força, a serenidade e a dignidade dos cristãos iraquianos proporcionaram uma experiência inesquecível à delegação da Ajuda Igreja que Sofre (AIS) em visita ao Iraque, mais precisamente a Irbil, no último fim de semana.

O diretor da seção italiana da AIS, Alessandro Monteduro, esteve acompanhado do bispo de Carpi – norte da Itália –, Dom Francesco Cavina, do bispo de Ventimiglia-San Remo, Dom Antonio Suetta, e de um representante da arquidiocese de Bolonha, padre Massimo Fabbri, com os quais visitou alguns campos de refugiados da cidade.

“A fé que sustenta estes nossos irmãos, apesar de viverem ainda em condições dramáticas, envolve de modo único. Milhares deles em container de 12 metros quadrados, com banheiros comunitários, enquanto os que tiveram mais sorte encontraram refúgio em casa de aluguel que acolhem 3 ou 4 famílias”, afirmou Monteduro após o retorno da viagem.

“Uma experiência que a força, a serenidade e a dignidade dos fiéis iraquianos tornaram inesquecível”, acrescenta. A região visitada abriga uma parte consistente dos 120 mil cristãos fugidos em 2014 de Mosul e dos vilarejos da Planície do Nínive por causa do autoproclamado Estado Islâmico.

“É surpreendente a gratidão mostrada pelos refugiados a um Ocidente que, com seus povos, e não com seus governos, permitiu a eles encontrar uma acomodação, por quanto desconfortável, e um apoio diário”.

A delegação visitou várias escolas que foram construídas em poucos meses para permitir que as crianças pudessem estudar. “A educação de milhares de crianças cristãs é, certamente, a página mais bonita do apoio da fundação Ajuda à Igreja que Sofre no Iraque”, disse o diretor da AIS Itália.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo