Solidariedade

AIS lança duas novas campanhas de solidariedade aos cristãos sírios

Os projetos que serão realizados pela AIS auxiliarão os cristãos necessitados que vivem nas cidades sírias de Aleppo e Damasco

Da redação, com Vatican News

“A guerra na Síria ainda não terminou. O terrorismo não foi ainda vencido e os nossos irmãos precisam de nossa ajuda”. Foi o que disse o diretor da fundação Ajuda à Igreja que Sofre Itália (AIS), Alessandro Monteduro, no dia em que foi lançada uma nova iniciativa do organismo em favor de dois projetos para os cristãos sírios.

Leia também
.: Vaticano publica relatório sobre cristãos perseguidos e denuncia genocídio

O primeiro projeto será realizado em Aleppo, cidade que vive há anos conflitos que deixaram feridas profundas e dolorosas. O futuro é incerto também por causa da difícil situação econômica. A AIS respondeu de maneira favorável ao apelo do vigário apostólico de Aleppo, Dom Georges Abou Khazen, que pediu ajuda para comprar alimentos a serem distribuídos para as famílias cristãs mais pobres que receberão também uma contribuição para comprar gás e outros combustíveis a fim de alimentar os geradores de energia.

Com uma doação de 50 euros, os benfeitores irão garantir comida a uma família de quatro pessoas por uma semana, e com uma contribuição de 100 euros, além da ajuda alimentar, a família receberá também energia elétrica por dois meses.

Cristãos doentes que precisam de atendimento

O segundo projeto se realizará em Damasco, onde existem muitos cristãos doentes que precisam de assistência médica e não podem comprar remédios caros. O patriarca greco-melquita, Dom Youssef Absi, pediu ajuda à fundação para comprar remédios e fornecer assistência médica a domicílio aos doentes mais graves.

Ajuda dos benfeitores

“Sem os benfeitores, não podemos levar em frente a nossa missão”, escreveu a responsável do projeto, irmã Joseph Marie Chanaa, das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret, a AIS. Com uma doação de 150 euros, é possível garantir remédios a um doente grave por três meses, e com uma contribuição de 200 euros, se garante remédios e assistência médica por um mês.

Desde o início da guerra na Síria, de 2011 até o final de 2018, AIS doou cerca de 30 milhões e 400 mil euros às Igrejas locais, dos quais 8.615.940 euros somente no ano passado, e em muitas áreas, onde a segurança é garantida, sustenta um plano para a reconstrução de igrejas e casas cristãs.

Combater o vírus da indiferença

“Na recente mensagem pascal Urbi et Orbi, o Papa Francisco definiu o povo sírio como vítima de um conflito contínuo que corre o risco de nos encontrar cada vez mais resignados e indiferentes”, recorda Alessandro Monteduro.

“A comunidade de benfeitores de AIS, ao contrário de muitos, nunca se resignou e sempre lutou contra o vírus da indiferença com a solidariedade concreta e generosa. Com esses dois projetos queremos contribuir, mais uma vez, a manter acesa a luz da esperança nesse país, onde os nossos irmãos foram chamados cristãos pela primeira vez”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo