Sucessores de Pedro

'Ainda estamos no clima da beatificação de JPII', diz Dom Orlando

A 49ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil acontece poucos dias depois da cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II. Foi o que ressaltou o Arcebispo de Londrina (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Orlando Brandes.

Acesse
.: Cobertura completa da Assembleia dos Bispos 2011
.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr


Além disso, o arcebispo enfatizou que o tema central das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, discutido durante esta AG, vai chegar "à casa e ao coração" de cada fiel, em cumprimento à missão de evangelizar da Igreja.

O prelado explica que este tema vai ocupar grande parte dos debates entre os bispos devido à sua relevância e, após a conclusão dos trabalhos, a CNBB elaborará os documentos de orientação para as Igrejas locais.

"O Brasil é muito grande e muito complexo, então precisa de uma direção", afirmou ainda Dom Orlando.

Eleição da nova presidência da CNBB

"Nós nos inspiramos nas Sagradas Escrituras, como nas eleições de Matias [cf. Atos dos Apóstolos]". De acordo com o Arcebispo de Londrina, é desta forma que os bispos buscam uma orientação para proceder com as votações.

"Quem for eleito precisa do nosso apoio e da nossa oração", ressalta Dom Orlando ao recordar também a desafiante missão dos cargos da presidência da Conferência dos Bispos. Por fim, ele recorda que os critérios de escolha são a eclesialidade, o amor do bispo pela CNBB e, principalmente, a inspiração do Espírito Santo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo