MIGRANTES E REFUGIADOS

ACN organiza campanha para refugiados da África e Oriente Médio

Neste Natal, a Ajuda à Igreja que Sofre decidiu se concentrar nos refugiados cristãos deslocados internamente na África e no Oriente Médio

Da redação, com Vatican News

Às vésperas do Natal, a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN, na sigla em inglês) lançou uma nova campanha em apoio ao cristãos refugiados e deslocados internamente localizado à África e Oriente Médio.

Burkina Faso

Um dos países onde opera a instituição de caridade católica internacional para perseguidos e outros cristãos sofredores é Burkina Faso, onde o número de deslocados internos aumentou para 1,4 milhão devido à escalada de ataques de insurgentes jihadistas.

A ACN e os seus parceiros locais estão a tentar assegurar assistência pastoral, alimentação e educação religiosa às crianças. A crescente insegurança tornou extremamente difícil para padres, freiras e catequistas chegarem a muitas paróquias para celebrar a missa e ensinar o catecismo. Na verdade, a maioria das atividades pastorais foi suspensa. Neste contexto, o rádio tornou-se o principal meio de comunicação principalmente no meio rural.

O padre Victor Ouedraogo, diretor do Centro de Comunicação Notre Dame du Sahel da Diocese de Ouahigouya, destacou à ACN o papel crucial desempenhado pelos programas de rádio na promoção da coesão social e na reconciliação das comunidades em meio a tensões crescentes. É por isso que a produção de programas de rádio locais é um dos projetos que a ACN decidiu apoiar com a sua campanha de Natal. “Esses programas permitirão aos cristãos e à população local ouvir os apelos de tolerância e coexistência pacífica de nossos líderes religiosos. Os católicos também poderão ouvir o Evangelho e os ensinamentos da Igreja, apesar deste contexto difícil, disse o padre Ouedraogo.

Moçambique

Moçambique é outro país africano que enfrenta a insurgência islâmica, especialmente na província de Cabo Delgado, ao norte, onde mais de 800 mil pessoas foram deslocadas. A violência eclodiu no final de 2017, quando um grupo jihadista local, que declarou lealdade ao chamado Estado Islâmico, aumentou o clima insurgente nos últimos dois anos.

A província é uma das mais pobres de Moçambique. Por outro lado, é muito rica em gás e rubis, atraem muitas corporações estrangeiras, mas também as milícias jihadi, que querem introduzir a lei islâmica e criar um califado. As milícias atacaram aldeias, igrejas, mataram civis e soldados para assumir infraestruturas estratégicas e minas extractivas. Os ataques estão se tornando cada vez mais violentos e têm como alvo cristãos e muçulmanos.

Muitos deslocados de Cabo Delgado refugiaram-se nas paróquias de Pemba. As arrecadações da campanha de Natal da ACN serão utilizadas para apoiar ainda mais estas pessoas.

Síria

A campanha também ajudará a apoiar o trabalho de socorro contínuo da ACN para os cristãos sírios. Desde o início da guerra em 2011, milhões de pessoas fugiram da Síria e há cerca de 7 milhões de deslocados que vivem no país. Depois de sofrer a guerra e as atrocidades do Estado Islâmico, os sírios agora sofrem o impacto da crise econômica e das sanções internacionais e 13,5 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária. Muitos sírios fugiram para o Líbano, onde as paróquias locais estão a prestar cuidados pastorais, abrigo e cuidados de saúde com o apoio da ACN.

Segundo o padre Hugo Fabian Alaniz, sacerdote argentino que trabalha com deslocados em Aleppo, é um dever moral da Igreja apoiar os cristãos no Oriente Médio, pois foram eles os primeiros a difundir o Evangelho no mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo