Após o Angelus

"A oração é a força da paz": apelo do Papa pela Etiópia e Ucrânia

Após o Angelus, o Papa novamente recordou da violência na Etiópia e na Ucrânia e além de pedir orações, convidou os presentes para unirem-se espiritualmente em favor do Encontro “O Grito pela Paz”

Da Redação com Vatican News

Após o Angelus, Francisco pede orações pela Ucrânia e Etiópia. Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Na Audiência Geral de 31 de agosto, ao saudar os peregrinos poloneses, o Papa Francisco afirmou que já estamos vivendo uma terceira guerra mundial. E a preocupação com os tantos e intermináveis conflitos, em particular com as suas consequências que atingem os mais fracos e indefesos, voltou a ser expressa no Angelus deste domingo, 23 de outubro, com particular referência ao persistente conflito na Etiópia:

“Acompanho com apreensão a persistente situação de conflito na Etiópia. Mais uma vez repito com o coração que a violência não resolve as discórdias, mas apenas aumenta suas consequências trágicas. Apelo a todos os que têm responsabilidades políticas, para que cesse o sofrimento da população indefesa e se encontrem soluções equitativas para uma paz duradoura em todo o país. Que os esforços das partes para o diálogo e a busca do bem comum levem a um caminho concreto de reconciliação. Aos irmãos e irmãs etíopes, tão duramente provados, não faltem as nossas orações, a nossa solidariedade e as necessárias ajudas humanitárias”.

A oração é a força da paz

Francisco também pediu orações pela martirizada Ucrânia, que de modo particular se voltará mais uma vez de forma concreta na próxima terça-feira, no Coliseu, no encontro “O grito da paz”:

“Depois de amanhã, na terça, 25, irei ao Coliseu para rezar pela paz na Ucrânia e no mundo, junto com os representantes das Igrejas e comunidades cristãs e das religiões mundiais, reunidos em Roma para o encontro “O grito pela paz”. Convido-vos a unir-vos espiritualmente a esta grande invocação a Deus: a oração é a força da paz. Rezemos, continuemos a rezar pela Ucrânia tão martirizada.”

O encontro organizado pela Comunidade de Santo Egídio teve início neste domingo, 23, e será concluído com a presença do Papa. Durante esses três dias, líderes religiosos, intelectuais, homens da cultura e da política irão refletir sobre os grandes temas da atualidade devastada pela guerra que causa vítimas e destruição.
Este é 36°encontro promovido pela Comunidade no “Espírito de Assis”, após o dia desejado por São João Paulo II, em 1986.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo