Homilia

Dom Taveira: diante da morte do Monsenhor Jonas, professar a fé no céu

Arcebispo de Belém (PA) refletiu sobre o fundador da Canção Nova: “Ousou falar do céu!”

Julia Beck 
Da redação

Foto: Hiago Lima

O arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira presidiu uma das missas de corpo presente do Monsenhor Jonas Abib. A celebração aconteceu às 12h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

No início de sua reflexão, o arcebispo recordou os processos civil e canônico abertos, após acusações contra a sua pessoa. Dom Taveira relembrou o pronunciamento que fez após decretada sua inocência e comentou a reação de Monsenhor Jonas diante da notícia:

“Yara, no leito de hospital de Monsenhor Jonas , leu para ele o que eu escrevi no meu pronunciamento. Ela me contou que ele fez um gesto muito próprio dele (de erguer os dois braços em comemoração) e disse: ‘Nossa Senhora venceu!’ “, disse o arcebispo emocionado.

Relação com a Renovação Carismática

Dom Taveira, que por anos foi assistente espiritual da Renovação Carismática Católica (RCC), afirmou que ela é uma “fábrica de santos”.

O arcebispo comentou que as novas comunidades foram “positivamente culpadas” pela sua imersão no valor dos carismas.

As palavras do Papa à RCC foram lembradas: “Continuem com este apostolado do Batismo no Espírito Santo”. Dom Taveira recordou também o momento em que o Pontífice pediu ao povo que rezasse por ele.

“Essa experiência hoje brotou no meu coração de forma que, diante do corpo do Monsenhor Jonas, eu pudesse dar esse testemunho com força e convicção na certeza dessa graça especial derramada na Igreja”, disse.

Céu

Ao falar sobre o céu, o arcebispo de Belém destacou que todo cristão tem não só o direito, como também o dever de proclamar o céu.

“Ontem e hoje está correndo por aí  uma fala do Monsenhor Jonas de que temos o dever de gostar e querer o céu junto com um apelo para deixar a vida de pecado. Que santo orgulho nós temos de fazer não uma celebração de luto, porque ficar de luto no dia de hoje é não ter entendido nada do que o Padre Jonas pregou”.

Dom Taveira destacou que o fundador da Canção Nova ousou falar do céu. “É necessário e obrigatório acolhermos o céu que Deus nos dá. (…) Precisamos estar com a mente e com a cabeça totalmente voltadas para o céu”, complementou.

Por fim, Dom Taveira pediu que os cristãos tenham também o coração voltado para a humanidade e os pés na terra, com raízes firmes.

“Não é o fim. Saudade é coisa boa, é coisa de quem ama. Saudade é saudável, já tristeza, revolta e lamentação não. Sejamos coerentes. (…) É preciso ter a coragem de professar a fé junto com uma pessoa que entregamos nas mãos de Deus. Rezemos pela alma do Monsenhor Jonas. Hoje o entregamos com alegria”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo