JMJ 2019: Programação, novidades e lotes individuais

A sete meses da JMJ, reunião preparatória tem resultados conclusivos sobre programação, atividades e segundo lote de passagens individuais

Da redação, com Jovens Conectados

Delegados de 80 países estiveram reunidos na cidade do Panamá entre os dias 6 e 10 de junho para acompanhar os últimos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em 2019. A sete meses do evento, a programação da Jornada e da pré-Jornada, novidades quanto à tradicional Feira Vocacional e à disponibilização nesta quarta-feira, 13, do segundo lote de passagens individuais para o Panamá, são alguns dos saldos do encontro.

A reunião foi apontada pelo secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e diretor nacional do Movimento de Schöenstatt no Brasil, padre Alexandre Awi Mello, como necessário para tomadas de decisão, como também para a valorização dos delegados na organização da JMJ. “Sejam pontes, jamais muros. O Papa confia em vocês para representar seu país”, afirmou. Sobre o evento, o sacerdote recorda que deve sempre ser visto e lembrado por seu cunho teológico e espiritual, e não como algo apenas turístico.

Leia também
.: JMJ 2019: Brasileiros se organizam para viagem ao Panamá
.: Hino JMJ 2019 em português: Ziza Fernandes comenta trabalho realizado

Sobre a pré-Jornada da JMJ, que acontecerá no Panamá, na Nicarágua e na Costa Rica de 17 a 20 de janeiro de 2019, a programação será de responsabilidade de cada Diocese. As inscrições para a pré-JMJ já está liberada e pode ser realizada no site das dioceses participantes. A taxa de colaboração para estes dias é de U$ 50,00 (cinquenta dólares).

A tradicional Feira Vocacional ganhará, nesta JMJ, um novo nome: “Siga-me”! A feira, que acontecerá no Parque Omar Torrijos, estará aberta para os peregrinos entre os dias 22 e 25 de janeiro. Além de stands de várias expressões vocacionais, os jovens da JMJ poderão participar de workshops e partilhar a vida e caminhada com sacerdotes e leigos comprometidos.

Seis palcos ao ar livre e seis Igrejas serão disponibilizados para o Festival da Juventude que trará apresentações musicais, teatrais, exibições de filmes, momentos de oração, entre outros. Mais de 300 inscrições foram realizadas para a apresentação no festival. As catequeses da JMJ serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, das 09h às 12h. Cada um dos dias de catequese terá um tema específico e ao final, o bispo que conduziu o momento presidirá a Santa Missa.

Leia mais
.: Organização da JMJ 2019 apresenta tipos de pacotes para peregrinos

“Renova-me” será o nome do local do Perdão na JMJ 2019. Junto com a Feira Vocacional, o espaço será instalado no Parque Omar Torrijos, de 23 a 25 de janeiro. O local servirá para padres peregrinos atenderem em confissão os participantes da JMJ. Os sacerdotes, que desejam prestar este atendimento, devem se inscrever no site da Jornada e dispor de, no mínimo, 2hs para as confissões. Cerca de 250 confessionários estão sendo providenciados pela organização do evento.

A partir desta quarta-feira, 13, os peregrinos já terão disponível no site da Copa Airlines, o segundo lote de passagens individuais. Um terceiro lote de passagens deverá ser disponibilizado, porém, ainda sem previsão de liberação. A organização do Panamá relembrou também outros meios de chegada ao país, como por meio dos países vizinhos: Colômbia, Caribe e México.

Confira mais informações sobre a reunião preparatória:

Saiba mais sobre aspectos da logística, transporte e alimentação da JMJ 2019:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo