Juventude

Diocese portuguesa realiza entrega dos símbolos da JMJ Lisboa 2023

Diocese de Viana do Castelo celebrou a bênção e entrega dos símbolos da JMJ aos representantes de cada um dos 10 arciprestados

Da redação, com Site Oficial JMJ Lisboa 2023

Símbolos da JMJ Lisboa 2023 foram entregues aos representantes de 10 arciprestados./ Foto: Site Oficial da JMJ 2023

A Diocese de Viana do Castelo iniciou, nesta quarta-feira, 23, a caminhada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 com a celebração de bênção e entrega dos símbolos da JMJ aos representantes de cada arciprestado.

“A vossa presença, a vossa dedicação à JMJ aquece o coração e, nesta noite de inverno, isso permite que os nossos pés se aqueçam e se tornem dispostos a anunciar este Jesus que nos une”, iniciou o Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, Administrador Diocesano de Viana do Castelo, que presidiu a celebração, na palavra de abertura.

Nesta medida, fazendo eco das leituras escutadas, Monsenhor Sebastião apelou a que cada um pudesse procurar na sua vida “algum episódio em que se sentisse em apuros”, deixando a pergunta: “quais foram as nossas reações diante desses momentos?”. Com efeito, convidou os presentes a, diante desta questão, colocar de lado as respostas que geram depressão, e abraçar a atitude proposta na Escritura. “Nestes momentos, esperamos que seja Deus a falar”, frisou, dando para exemplo o embaraço e o dilema de José perante a gravidez inesperada de Maria.

No seguimento, enunciou a dimensão juvenil que se encontra no interior do mistério do Espírito Santo, lançando o desafio a “avançar, caminhar, testemunhar e agregar, para, assim, levar muitos jovens para as jornadas, sejam eles crentes ou não crentes, porque aí também o Espírito Santo agirá, desfará os nós, ajudará a concretizar os objetivos”.

“Que, nesta caminhada, recordemos e peçamos, de modo especial, pelos jovens sacerdotes da nossa Diocese e, de igual modo, pelo Seminário em que estamos a rezar neste momento”, terminou.

No final da celebração, o Padre Domingos Meira, responsável do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, entregou os símbolos da JMJ aos representantes dos 10 arciprestados, reforçando que este momento “lança o momento de oração mensal a cada dia 23”. De igual modo, Alexandra Vieira e José Rodrigues, representantes do Arciprestado de Caminha, que já participaram nas Jornadas Mundiais da Juventude por duas vezes, salientam a troca de culturas, experiências, e formas diferentes de viver a mesma fé. “Este momento de oração robusteceu o nosso ponto de partida como Arciprestado e Diocese e esperamos que a JMJ possa contagiar o Alto-Minho”, concluíram.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo