Igreja no Brasil

“Vocação: graça e missão” é o tema do Ano Vocacional 2023

Este será o terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, e foi aprovado por unanimidade na última Assembleia Geral da CNBB

Da Redação, com CNBB

Igreja no Brasil terá seu terceiro Ano Vocacional em 2023 / Foto: Wesley Almeida

Em 2023, a Igreja no Brasil terá seu terceiro Ano Vocacional. O tema escolhido pela Comissão Central de preparação foi divulgado nesta terça-feira, 13: “Vocação: graça e missão”. O lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

O tema é inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” realizado em 2018. Também considerou as sugestões e reflexões que surgiram em várias reuniões desde o anúncio do Ano.

O Ano Vocacional será de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

A celebração dará continuidade a um processo iniciado em 1983, quando foi celebrado o primeiro ano vocacional do Brasil. Segundo o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados, Dom João Francisco Salm, vários foram os frutos que surgiram desde então, como a dinamização dos Serviços de Animação Vocacional e da Pastoral Vocacional e a produção de subsídios.

A realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil foi aprovada, por unanimidade, em abril passado pela 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A escolha do tema e lema

O tema se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

“Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”, disse a Comissão organizadora.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

“Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”, finalizou a Comissão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo