Em casa

Virgem de Guadalupe: decreto estende as indulgências

Festa da Virgem de Guadalupe é no próximo dia 12; por causa da pandemia, Santuário estará fechado, mas fiéis poderão receber indulgências em casa

Da Redação, com Vatican News

A Penitenciaria Apostólica publicou o Decreto para a extensão das indulgências e todos os benefícios por ocasião do 125º Aniversário da Coroação de Nossa Senhora de Guadalupe, que tem sua Festa no dia 12 de dezembro. Devido à atual pandemia da covid-19, os fiéis de todo o mundo poderão receber as indulgências em suas casas. Não será necessário fazer uma peregrinação física à Basílica Nacional de Guadalupe, mas poderão substituir este ato de piedade com algumas condições.

Leia também
.: Na festa da Virgem de Guadalupe, Santuário no México será fechado

Segundo o Decreto, a veneração de uma Imagem Sagrada de Nossa Senhora de Guadalupe e, sobretudo, o acompanhamento das celebrações sagradas através da mídia (rádio, televisão, “transmissão ao vivo” e “radiodifusão”) serão suficientes para receber as indulgências. Por fim, lê-se no Decreto que se espera que “o próprio sacrifício de não poder participar fisicamente possa ajudar a crescer na fé em comunhão hierárquica e na devoção filial ao Sumo Pontífice e a toda a Igreja”.

Comunicado do Cardel Retes

O Decreto da Penitenciaria Apostólica foi comunicado ao povo mexicano pelo arcebispo da Cidade do México, Cardeal Aguiar Retes. O cardeal mexicano lançou uma nota aos fiéis afirmando: “O Papa Francisco oferece Indulgência Plenária aos que celebrarem Nossa Senhora de Guadalupe em suas casas”.

O cardeal também conta que escreveu uma carta ao Papa Francisco recordando que, depois de um ano difícil como 2020, certamente o povo iria buscar o consolo de Santa Maria de Guadalupe, sem pensar nos riscos de contágio da covid-19. Então, pediu ao Papa a graça de conceder a Indulgência Plenária aos fiéis que celebrarem em suas casas para evitar aglomerações.

No último domingo, 6, no altar maior da Basílica de Guadalupe, o cardeal informou sobre a resposta positiva do Santo Padre e as condições necessárias para recebê-las:

-Preparar um lugar de oração à Nossa Senhora de Guadalupe em seu próprio lar;

– Participar através da mídia, seguindo com devoção e atenção exclusiva, como se faz em forma presencial, a uma das missas a serem celebradas na Basílica de Guadalupe;

– Cumprir as condições habituais para obter as indulgências: 1. rezar pelas intenções do Santo Padre. 2. Estar na graça de Deus por ter confessado. 3. Assistir à missa completa. 4. Comungar. As três últimas condições podem ser satisfeitas desde que as condições sanitárias o permitam.

O Cardeal conclui: “Desejo que nosso povo peregrino, que desde o fundo de seu coração ferido busque o conforto, a proteção e a ternura de Nossa Senhora, aproveite a graça que o Papa Francisco nos concedeu e que é extensiva aos os fiéis defuntos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo